Prefeitura Municipal de Jaguariúna
História Acervo Músicas Oficina

ESTUDANTES DE JAGUARIÚNA VISITAM EXPOSIÇÃO DA REVOLUÇÃO DE 1932 NA FAZENDA DA BARRA

Os estudantes das escolas municipais de Jaguariúna estão tendo uma aula de história especial durante toda esta semana. Separados em grupos, os alunos dos 7º anos do Ensino Fundamental II estão visitando a Fazenda da Barra para aprender tudo sobre a Revolução Constitucionalista de 1932 que neste ano completa 90 anos. 

Realizado pela Prefeitura, por meio das secretarias de Turismo e Cultura e de Educação, o dia de estudo é bastante completo. Os alunos assistem a uma palestra sobre o tema, participam da oficina de desenho e ainda visitam a exposição da Revolução de 1932. Um acervo histórico rico em fotos e objetos. 

A visita tem ainda uma apresentação musical com hinos da época e degustação do chamado “pão da revolução”, recriado pelos alunos da Oficina de Gastronomia da Escola das Artes. 

A secretária de Turismo e Cultura, Maria das Graças Albaran, destaca a importância de se lembrar a revolução que marcou a história do país e principalmente do estado de São Paulo. “Até sexta-feira, mais de 700 estudantes participarão da visita histórica. Essa é uma oportunidade para que todos possam ver de perto os objetos e absorverem informações históricas”, ressaltou a secretária.  

REVOLUÇÃO DE 1932
A Revolução de 32 começou no dia 9 de julho de 1932. Foi um movimento armado, organizado pelos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, com o objetivo de derrubar o governo provisório que ocupava o poder desde 1930, e que tinha no comando Getúlio Vargas. 

A luta durou 85 dias e foi considerada por muitos historiadores como um dos maiores conflitos da história brasileira.
 

Imprensa

Reportagem:

Licia Mangiavacchi

Fotos:Divulgação

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE É INAUGURADA NO BAIRRO TANQUINHO

A Prefeitura de Jaguariúna inaugurou nesta segunda-feira, 15, a UBS Tanquinho  Lauro Zóia. A unidade faz parte de uma ...