CASA DA MEMÓRIA INAUGURA HOJE EXPOSIÇÃO ‘JAGUARIÚNA NOS ANOS 50 E 60’
A Casa da Memória de Jaguariúna inaugura hoje, às 18h, a 13ª exposição de fotos do espaço, intitulada “Jaguariúna nos anos 50 e 60”, na Praça Umbelina Bueno, no Centro. A inauguração contará com a apresentação do Coral da Escola das Artes e integra as comemorações dos 69 anos de emancipação de Jaguariúna.
O professor Tomaz de Aquino Pires, idealizador e coordenador da Casa da Memória, é o responsável pelo trabalho de pesquisa e curadoria.
Segundo ele, foi necessária uma longa e meticulosa pesquisa e análise de documentos textuais e fotográficos para elaborar o novo acervo temático, que vai reconstituir “a memória visual de duas décadas da memória de Jaguariúna”.
A exposição também conta com a curadoria de Josi Rosana Panini, responsável pelos arquivos históricos e restauro dos documentos fotográficos, e João Arthur Cavalcanti, do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Jaguariúna, que realizou o trabalho de produção e a arte-finalização dos painéis.
A Casa da Memória é um espaço destinado à recuperação e à preservação da memória de Jaguariúna. Com a missão de produzir, acumular e difundir conhecimentos sobre a memória local, a instituição reúne em seu acervo documentais textuais, arquivos iconográficos e fonográficos, histórico das famílias, imigração e movimentos culturais e religiosos.