Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Desenvolvimento Smart cities cidade inteligente

JAGUARIÚNA É A CIDADE MAIS INTELIGENTE E CONECTADA DO BRASIL PELA 3ª VEZ CONSECUTIVA

Jaguariúna se mantém, pela terceira vez consecutiva, como a cidade brasileira mais inteligente e conectada dentre os municípios de 50 mil a 100 mil habitantes. É o que aponta o ranking Connected Smart Cities 2021, promovido pela consultoria Urban Systems, que foi divulgado nesta quarta-feira, dia 1º de setembro. 

A cidade também ficou na 13ª colocação no ranking “governança” e em 21ª em “tecnologia e inovação”, além de se manter no “top 20” do ranking geral (19ª posição), à frente de algumas capitais, como Porto Alegre, Fortaleza, Recife e Manaus - Jaguariúna é a única cidade com menos de 100 mil habitantes a figurar entre os 20 municípios mais inteligentes e conectados do Brasil. 

A cidade também manteve a sexta colocação no ranking entre os municípios do Estado de São Paulo e é a segunda mais bem colocada no ranking geral dentre todas as 20 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), ficando atrás apenas de Campinas (8º lugar). 

“Mais uma vez, Jaguariúna é reconhecida como a cidade mais inteligente e conectada do país, pelo Connected Smart Cities. Essa conquista é motivo de muito orgulho e felicidade para todos nós. Estamos no caminho certo e vamos investir cada vez mais em tecnologia e inovação, sempre pensando em como podemos melhorar a vida das pessoas”, disse o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis. 

Jaguariúna se destaca pela implementação de projetos e ferramentas que têm como base o uso da tecnologia. Entre essas ações estão o uso de aplicativos, como o Buzão na Palma da Mão, o Cidadão Online e o CCC Jaguariúna, além dos serviços online disponíveis no portal da Prefeitura de Jaguariúna, que facilitam a vida do cidadão, reduzindo a burocracia. 

O ranking foi divulgado durante evento realizado nesta quarta no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de Jaguariúna, Lúcio Tomasiello, e da assessora da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Karina Florido Rodrigues. 

INDICADORES
O estudo leva em consideração 75 indicadores que têm relação com mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia. O conceito de “smart cities” considerado entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem o poder de conectividade entre todos os setores.

A edição 2021 do Ranking Connected Smart Cities coletou dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil, totalizando 677 cidades.

A íntegra do Ranking Connected Smart Cities 2021 pode ser acessada aqui.
 

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Ivair Oliveira

INSCRIÇÃO E REMATRÍCULA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL JÁ PODEM SER REALIZADAS

A inscrição para a Educação de Jovens e Adultos – EJA está aberta para o segundo semestre de 2020. ...

PREFEITURA INAUGURA FONTE LUMINOSA E PEDALINHOS NO PARQUE DOS LAGOS NESTA SEXTA COM CERIMÔNIA FECHADA TRANSMITIDA PELAS REDES SOCIAIS

A Prefeitura de Jaguariúna inaugura nesta sexta-feira, 19 de junho, às 18h30, a fonte luminosa e o conjunto de ...

JAGUARIÚNA RECEBE MAIS DOIS RESPIRADORES DO GOVERNO ESTADUAL

O Hospital Municipal Walter Ferrari, de Jaguariúna, recebeu do governo estadual mais dois respiradores, aparelhos que são essenciais para ...

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE É INAUGURADA NO BAIRRO TANQUINHO

A Prefeitura de Jaguariúna inaugurou nesta segunda-feira, 15, a UBS Tanquinho  Lauro Zóia. A unidade faz parte de uma ...