Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Desenvolvimento Desenvolve com Jovens

PROGRAMA ‘DESENVOLVE COM JOVENS’ É LANÇADO EM JAGUARIÚNA

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócios, lançou nesta sexta-feira, 16 de maio, o programa “Desenvolve com Jovens”, com a finalidade de aproximar estudantes do 3º ano do Ensino Médio das redes pública e particular das empresas instaladas no Distrito Industrial de Jaguariúna. O evento foi realizado no Centro de Transmissão da SKY, em Jaguariúna, e reuniu dezenas de empresários.

    Participaram do evento autoridades municipais e estaduais e o vice-presidente de Assuntos Externos, Regulatórios e Governamentais da Vrio, controladora da SKY Brasil e DIRECTV Latin America, Pedro Bentancourt, além de representantes das empresas localizadas na região, como Motorola, Ambev, Jaguar Plásticos, Metrópoles Transporte, Fresenius, Unicharm, Bimbo, JBS, Flextronics, Sebrae, Unifaj, Mahle, Snellog, Rede Zeferino, entre outras.

    Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Jaguariúna, o projeto tem como objetivos principais promover a integração entre jovens e o setor empresarial da cidade, ampliar as possibilidades de escolha e de construção de projetos de vida, a apresentar novas áreas de atuação profissional, despertando vocações, fortalecer os vínculos entre as empresas e a comunidade local, valorizar e divulgar o trabalho desenvolvido pelas empresas do município, e estimular a empregabilidade entre os jovens da região. Haverá também visitas monitoradas, que ocorrerão em dias e horários planejados entre as empresas e as escolas.

    “O programa Desenvolve com Jovens é um marco na união entre educação e mercado de trabalho, oferecendo aos estudantes uma oportunidade concreta de conhecer a realidade profissional, explorar possibilidades e sonhar com um futuro mais promissor”, explica Bentancourt. 

    Davi Tonini, de 16 anos, estagiário da Prefeitura de Jaguariúna, representou os jovens no evento. Ele pretende se formar em educação física. “Esse projeto é muito essencial porque muitos jovens não sabem nem por onde começar. É muito importante”, disse.

    A proposta se inspirou no Relatório Delons, da Unesco, para a Educação e Desenvolvimento XXI, cujos quatro pilares são: “Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”. O contato mais direto dos estudantes com o mundo do trabalho e com profissionais de diversas áreas possibilita a elaboração de projetos de vida desses adolescentes e jovens. Por outro lado, para as empresas é também uma oportunidade de apresentar oportunidades e incentivar a formação de mão de obra que poderá no futuro vir a ser os novos colaboradores, promovendo a retenção de talentos da cidade. 

     

    Imprensa

    Reportagem:

    Ricardo Alécio

    Fotos:Diego Monarin

    ESCOLA DAS ARTES ABRE INSCRIÇÕES PARA AS VAGAS REMANESCENTES

    Quem ainda não se inscreveu em um dos cursos da Escola das Artes de Jaguariúna agora tem uma nova ...

    PREFEITURA FIRMA PARCERIA COM BB E EMBRAPA PARA CAPACITAÇÃO DE PRODUTORES RURAIS

    A carreta do Banco do Brasil, do programa Circuito de Negócios Agro 2023, está em Jaguariúna para atendimento e ...

    SELETIVA DO AMADORZÃO JÁ TEM CLASSIFICADOS PARA A TAÇA PRATA

    A bola rolou no campo do parque José Pires Junior neste fim de semana pela Seletiva do Amadorzão e sete ...

    ADAGA E PODEROSAS ESTÃO NA FINAL DO CAMPEONATO DE FUTSAL FEMININO DE JAGUARIÚNA

    O Campeonato de Futsal Feminino de Jaguariúna já tem definido os dois times que disputarão a grande final. São ...

    ATLETAS DO PROGRAMA VIVA MELHOR DÃO SHOW NAS PISCINAS DO SERRA DOURADA NO 2º FESTIVAL DE NATAÇÃO 50+

    As piscinas do parque Serra Dourada, em Jaguariúna, foi palco do 2º Festival de Natação 50+ neste domingo, dia ...

    CAMPEONATO DE VOLEI DE PRAIA AGITA JAGUARIÚNA

    O Campeonato Municipal de Volei de Praia de Jaguariúna realizado neste domingo, dia 12, pela Prefeitura foi disputadíssimo. Duplas ...

    PREFEITURA ALTERA SENTIDOS DE RUAS NO ENTORNO DA ESCOLA SADA SALOMÃO HOSSRI

    A Secretaria de Mobilidade Urbana de Jaguariúna informa que haverá mudança de mão de direção em algumas vias, no ...

    DOMINGO TEM SEMIFINAL DO CAMPEONATO DE FUTSAL FEMININO DE JAGUARIÚNA

    O ginásio do Azulão vai ser palco de grandes jogos neste domingo, dia 12. É a semifinal do Campeonato ...

    PREFEITURA REALIZA 2º FESTIVAL DE NATAÇÃO 50+ NO SERRA DOURADA NESTE DOMINGO; PISCINAS ESTARÃO FECHADAS PARA USO DA POPULAÇÃO DE MANHÃ

    A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, realiza neste domingo, dia 12 de ...

    SELETIVA DO AMADORZÃO DEFINE NESTE FIM DE SEMANA QUEM DISPUTARÁ A TAÇA PRATA

    O fim de semana será definitivo para as equipes que estão disputando a Seletiva do Amadorzão. É a terceira ...