Jaguariúna será oficializada como Município de Interesse Turístico (MIT) com a apresentação na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) do projeto de lei 792/2025, que “classifica como de Interesse Turístico o Município de Jaguariúna”. A lei entrará em vigor na data de sua publicação, logo após ser referendada em plenário e sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas.
O parecer técnico favorável foi emitido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, comprovando que Jaguariúna possui infraestrutura adequada, serviços básicos e expressivos atrativos turísticos. Entre os destaques que justificaram a medida estão a histórica estação ferroviária com passeios na Maria Fumaça, o Parque dos Lagos, o circuito rural com experiências de turismo no campo e eventos como o Jaguariúna Rodeo Festival, um dos maiores do país.
Com o título, Jaguariúna poderá receber repasses específicos do governo estadual para investir em infraestrutura e promoção turística. O próximo passo, segundo a administração municipal, é buscar a elevação à categoria de estância turística.
“É um título muito importante para nossa cidade. Por muitos anos, vínhamos lutando por ele e agora conseguimos nos empenhar para trazer esse título para Jaguariúna, que vai potencializar muito o turismo na cidade e atrair novos investimentos”, informa a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócios de Jaguariúna.
Agora, o foco é a conquista do título de estância turística. “Fazer Jaguariúna se transformar em uma estância turística é o que nos move neste momento. Já estamos trabalhando com todas as forças para isso”, completa a secretaria.