Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Educação segurança

ESCOLAS DE JAGUARIÚNA TERÃO DETECTORES DE METAIS, MAIS CÂMERAS E BOTÃO DO PÂNICO

A Prefeitura de Jaguariúna irá adotar a inspeção com detectores de metais portáteis nas entradas das escolas municipais. Além disso, a Administração também irá instalar mais câmeras de monitoramento nas unidades de ensino. São no total 35 unidades de ensino municipais.

As medidas foram anunciadas nesta semana pelo prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, e pela secretária municipal de Educação, Cristina Catão. Segundo a secretária, serão comprados 126 detectores de metais portáteis.

Essas medidas se somam a outras ações que já foram adotadas, como a criação de um “botão do pânico” nas escolas por meio do aplicativo “CCC Jaguariúna”, a contratação de mais 25 guardas municipais, a implantação da “atividade delegada” para ampliar o apoio da Polícia Militar no município e a adoção de treinamento de defesa pessoal para professores e demais funcionários das escolas.

“Queremos garantir a integridade física dos nossos alunos, professores e demais funcionários das escolas. Por isso não hesitamos em reunir todas as forças policiais, secretarias e a comunidade escolar para enfrentarmos essa situação de pânico provocada pelos recentes ataques em escolas de São Paulo e Santa Catarina. É assim, com a união de todos, que vamos superar esse momento de preocupação em nossas escolas”, disse o prefeito.

Segundo a secretária Cristina Catão, todos os 1.800 funcionários da rede pública de ensino começarão a passar por curso de capacitação de defesa pessoal já a partir da próxima semana. 

As novas medidas foram discutidas ao longo dos últimos dias em reuniões realizadas com os comandos das polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal, além dos secretários de Segurança Pública, Edgard Mello do Prado Filho, e da Educação, Cristina Catão. Algumas mães de alunos também foram ouvidas e apresentaram sugestões. 

A secretária Cristina Catão lembrou ainda que, além das novas ações, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, também firmou uma parceria com o Grupo UniEduk/UniFAJ, num projeto de mapeamento da saúde mental, para capacitar professores da rede pública a identificarem comportamentos anormais ou potencialmente nocivos de alunos ou outras pessoas dentro das escolas.   

“Esse é um trabalho muito unificado de parceria. Conseguimos unir todas as forças policiais. Os casos de fake news já estão sendo investigados. É um trabalho muito intenso e que está gerando um resultado muito bom”, disse Cristina Catão.

A secretária também pediu tranquilidade aos pais para que esse período de tensão nas escolas possa ser superado. “Nenhum gestor passou por isso. É um desafio muito grande, mas vamos superar”, completou.
 

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Samuel Oliveira

JAGUARIÚNA SOLIDÁRIA ARRECADA MAIS 350 LITROS DE LEITE DOADOS PELA COMUNIDADE PRESBITERIANA

O programa Jaguariúna Solidária recebeu mais 350 litros de leite em nova ação realizada pela Comunidade Presbiteriana: Espaço de ...

JAGUARIÚNA INICIA CENSO ANIMAL DE FORMA PRESENCIAL NO BOULEVARD

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio do Departamento de Zoonoses e Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Saúde, começou ...

SAÚDE SUSPENDE VACINAÇÃO DA 2ª DOSE DA CORONAVAC AGENDADA PARA HOJE E AMANHÃ E DA 1ª DOSE PARA PESSOAS ACIMA DE 18 ANOS

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna suspendeu a aplicação da segunda dose da vacina Coronavac/Butantan que estava agendada para ...

PREFEITURA RETOMA AULAS DA ESCOLA DAS ARTES NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

A Prefeitura de Jaguariúna, através da Secretaria Municipal de Turismo e ...

SAÚDE DE JAGUARIÚNA BATE RECORDE E APLICA 2.671 DOSES NO 1º DIA DA VACINAÇÃO DE PESSOAS COM 18 A 24 ANOS CONTRA A COVID

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna bateu o recorde na aplicação de vacinas contra a Covid-19 nesta terça-feira (10), ...

INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS NOVOTEC SÃO PRORROGADAS ATÉ O DIA 15 DE AGOSTO

Os jovens interessados em fazer os cursos gratuitos do Novotec Expresso ganharam mais tempo para realizar suas inscrições, que ...

JOVENS DE 18 A 24 ANOS COMPARECEM EM PESO PARA 1º DIA DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID EM JAGUARIÚNA 

Os jovens de 18 a 24 anos compareceram em peso nesta terça-feira (10), primeiro dia de vacinação contra a ...

PREFEITURA DE JAGUARIÚNA RETOMA AULAS PRESENCIAIS DOS PROJETOS ESPORTIVOS NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA 

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, vai retomar as aulas dos projetos ...

EDIÇÃO DE AGOSTO DO “JAGUARIÚNA SOLIDÁRIA” SERÁ NOS DIAS 18, 19, 20 E 23

O Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a secretaria de assistência social da Prefeitura ...

JAGUARIÚNA INICIA VACINAÇÃO CONTRA A COVID DE PESSOAS COM 18 A 24 ANOS NESTA TERÇA 

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começa a vacinar nesta terça-feira, dia 10 de ...