Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Educação segurança

ESCOLAS DE JAGUARIÚNA TERÃO DETECTORES DE METAIS, MAIS CÂMERAS E BOTÃO DO PÂNICO

A Prefeitura de Jaguariúna irá adotar a inspeção com detectores de metais portáteis nas entradas das escolas municipais. Além disso, a Administração também irá instalar mais câmeras de monitoramento nas unidades de ensino. São no total 35 unidades de ensino municipais.

As medidas foram anunciadas nesta semana pelo prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, e pela secretária municipal de Educação, Cristina Catão. Segundo a secretária, serão comprados 126 detectores de metais portáteis.

Essas medidas se somam a outras ações que já foram adotadas, como a criação de um “botão do pânico” nas escolas por meio do aplicativo “CCC Jaguariúna”, a contratação de mais 25 guardas municipais, a implantação da “atividade delegada” para ampliar o apoio da Polícia Militar no município e a adoção de treinamento de defesa pessoal para professores e demais funcionários das escolas.

“Queremos garantir a integridade física dos nossos alunos, professores e demais funcionários das escolas. Por isso não hesitamos em reunir todas as forças policiais, secretarias e a comunidade escolar para enfrentarmos essa situação de pânico provocada pelos recentes ataques em escolas de São Paulo e Santa Catarina. É assim, com a união de todos, que vamos superar esse momento de preocupação em nossas escolas”, disse o prefeito.

Segundo a secretária Cristina Catão, todos os 1.800 funcionários da rede pública de ensino começarão a passar por curso de capacitação de defesa pessoal já a partir da próxima semana. 

As novas medidas foram discutidas ao longo dos últimos dias em reuniões realizadas com os comandos das polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal, além dos secretários de Segurança Pública, Edgard Mello do Prado Filho, e da Educação, Cristina Catão. Algumas mães de alunos também foram ouvidas e apresentaram sugestões. 

A secretária Cristina Catão lembrou ainda que, além das novas ações, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, também firmou uma parceria com o Grupo UniEduk/UniFAJ, num projeto de mapeamento da saúde mental, para capacitar professores da rede pública a identificarem comportamentos anormais ou potencialmente nocivos de alunos ou outras pessoas dentro das escolas.   

“Esse é um trabalho muito unificado de parceria. Conseguimos unir todas as forças policiais. Os casos de fake news já estão sendo investigados. É um trabalho muito intenso e que está gerando um resultado muito bom”, disse Cristina Catão.

A secretária também pediu tranquilidade aos pais para que esse período de tensão nas escolas possa ser superado. “Nenhum gestor passou por isso. É um desafio muito grande, mas vamos superar”, completou.
 

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Samuel Oliveira

SUNSET COLORS LEVA MILHARES DE PESSOAS AO PARQUE SANTA MARIA

A Sunset Colors fechou o Festival de Férias de Jaguariúna com chave de ouro neste domingo, dia 31. Milhares ...

CARRETA MÓVEL TERÁ EXAMES PREVENTIVOS CONTRA CÂNCER EM JAGUARIÚNA NA PRÓXIMA TERÇA

A carreta móvel do Hospital de Amor de Barretos, que faz exames preventivos de câncer, estará em Jaguariúna nesta ...

JAGUARIÚNA PROMOVE MUTIRÃO DE ATENDIMENTO PARA PACIENTES ENCAMINHADOS AO CENTRO DE AUTISMO

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna promove neste sábado, dia 30 de julho, um mutirão para atendimento de pacientes ...

SAÚDE DE JAGUARIÚNA REALIZA MUTIRÃO DE GINECOLOGIA NA UBS 12 DE SETEMBRO NESTE SÁBADO

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, dia 30 de julho, mais ...

OLÍMPICO ENFRENTA A PONTE PRETA DOMINGO NA FINAL DO CAMPEONATO DE FUTSAL VETERANOS

Quem gosta de futsal não pode perder a final do Campeonato Municipal de Futsal Veteranos de Jaguariúna que acontecerá ...

SEXTA-FEIRA É DIA DE “NO TEMPO DA BRILHANTINA” NO TEATRO DE JAGUARIÚNA

O teatro Dona Zenaide em Jaguariúna apresentará hoje, dia 29, o musical “No tempo da brilhantina”. A sessão será ...

JAGUARIÚNA FECHA 1º SEMESTRE COM CRIAÇÃO DE MAIS DE 600 VAGAS DE EMPREGO

Jaguariúna fechou o primeiro semestre com a criação de mais de 600 vagas formais de emprego. Segundo os dados ...

MORADORES DO FLORIANÓPOLIS RECEBEM DOAÇÕES DO JAGUARIÚNA SOLIDÁRIA

A dona de casa, Sueli Aparecida da Silva, chegou cedo ao parque José Pires Junior e foi uma das ...

BANCO DO POVO DE JAGUARIÚNA TEM LINHAS DE CRÉDITO PARA PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS

O Banco do Povo de Jaguariúna está com linhas de crédito especiais para empreendedores e pessoas físicas da cidade. ...

JAGUARIÚNA SERÁ SEDE DO FÓRUM DE LÍDERES DO CIRCUITO DAS ÁGUAS NO PRÓXIMO DIA 4

Jaguariúna será sede, no próximo dia 4 de agosto, do Fórum de Líderes do Circuito das Águas Paulista, que ...