Prefeitura Municipal de Jaguariúna
exposição história fotografia memória

CASA DA MEMÓRIA INAUGURA EXPOSIÇÃO "JAGUARIÚNA NOS ANOS 50 E 60" 

A Casa da Memória de Jaguariúna vai inaugurar no próximo dia 25 de outubro, às 18h, "Jaguariúna nos anos 50 e 60", título da 13ª exposição de fotos do espaço na Praça Umbelina Bueno, no Centro de Jaguariúna. A inauguração contará com a apresentação do Coral da Escola das Artes e integra as comemorações dos 69 anos de emancipação de Jaguariúna. 

"A exposição pretende mostrar os eventos principais da vida do novo município, a vida social, econômica do período, muitas dificuldades e barreiras a serem vencidas, a paisagem do campo e da cidade, as atividades escolares, as festas, a tradição, a infância, a vida religiosa das famílias, as realizações da igreja e das primeiras Administrações", explica o professor Tomaz de Aquino Pires, idealizador e coordenador da Casa da Memória e também responsável pelo trabalho de pesquisa e curadoria. 

Ele conta que muita pesquisa e análise de documentos textuais e fotográficos foram necessários para elaborar esse novo acervo temático, que vai reconstituir "a memória visual de duas décadas da memória de Jaguariúna". De acordo com ele, muitas fotos foram retiradas do acervo da Casa da Memória, mas outras foram doadas pelos cidadãos que vivenciaram esses períodos.   

A exposição também conta com a curadoria de Josi Rosana Panini, responsável pelo arquivos históricos e restauro dos documentos fotográficos, e João Arthur Cavalcanti, do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Jaguariúna, que realizou o trabalho de produção e a arte-finalização dos painéis.

A Casa da Memória é um espaço destinado à recuperação e à preservação da memória de Jaguariúna. Com a missão de produzir, acumular e difundir conhecimentos sobre a memória local, a instituição reúne em seu acervo documentais textuais, arquivos iconográficos e fonográficos, histórico das famílias, imigração e movimentos culturais e religiosos.

Imprensa

Reportagem:

Anapaula Ziglio

Fotos:Divulgação

FUTEBOL VETERANOS TERÁ RODADA DECISIVA NO DOMINGO ANTES DO “MATA MATA”

O Campeonato Municipal de Futebol Veteranos chega à última rodada antes do “mata mata” neste domingo, dia 23. Os ...

FESTIVAL DE FÉRIAS TERÁ SHOW DE BALÕES NO FIM DE SEMANA E MUITO MAIS!

O fim de semana está repleto de atrações gratuitas para os jaguariuneses curtirem com a família e os amigos. ...

QUARTA É DIA DE FEIRA NOTURNA!

Hoje é dia de curtir a noite com a família e os amigos na Feira Noturna de Jaguariúna. Realizado ...

ESTAÇÃO DE GUEDES TERÁ ARRAIÁ NESTE SÁBADO

O mês das festas juninas já passou, mas o Centro de Cultura Caipira de Jaguariúna ainda está no clima ...

NOVE TIMES SE CLASSIFICAM PARA DISPUTAR TAÇA PRATA DO CAMPEONATO DE FUTSAL AMADOR

A seletiva do Campeonato de Futsal Amador de Jaguariúna chegou ao fim no último fim de semana. Nove times ...

QUARTA RODADA DO CAMPEONATO DE FUTEBOL VETERANOS TEVE MAIS GOLEADA

Repetindo a dose da rodada anterior, mais uma vez o Campeonato Municipal de Futebol Veteranos teve goleada em mais ...

QUARTA É DIA DE SERTANEJO UNIVERSITÁRIO NA FEIRA NOTURNA DE JAGUARIÚNA

Esta quarta-feira, 19, será dia de dançar bastante na Feira Noturna de Jaguariúna. O cantor Dam Castro subirá no ...

ALUNAS CONCLUEM CURSO DE CORTE E COSTURA DO FUNDO SOCIAL DE JAGUARIÚNA

As alunas do curso de Corte e Costura do Fundo Social de Jaguariúna receberam o diploma de conclusão nesta ...

FIM DE SEMANA TEM JOGOS DECISIVOS NA SELETIVA DO CAMPEONATO DE FUTSAL AMADOR

O ginásio do Azulão será palco da última rodada da Seletiva do Campeonato de Futsal Amador de Jaguariúna neste ...

CULTURA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE FÉRIAS DE JAGUARIÚNA DE 18 DE JULHO A 05 DE AGOSTO

Quem ainda não curtiu ou já está aproveitando o Festival de Férias de Jaguariúna vai ter mais motivos para ...