CENSO DO IBGE DEFINE QUANTO A CIDADE RECEBERÁ DE RECURSOS FEDERAIS. MORADORES DEVEM RESPONDER AO QUESTIONÁRIO
O Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está acontecendo em Jaguariúna e os moradores devem receber e prestar todas as informações aos recenseadores. A equipe visitará os imóveis da cidade para fazer o levantamento populacional da cidade. Com ele é definido quanto o município receberá de recursos federais nos próximos anos.
Responder ao questionário do IBGE é obrigação de todos, prevista na legislação. A Lei Federal nº 5.534/1968 prevê a obrigatoriedade na prestação das informações estatísticas colhidas para o Censo 2022 e que vão servir de base para a formulação de políticas públicas e para a distribuição de recursos da União. O infrator está sujeito a multa de até 10 salários mínimos.
Em Jaguariúna, o Censo começou a ser realizado no dia 1º de agosto. Desde então cerca de 20 recenseadores estão trabalhando por toda a cidade.
Vale destacar que os recenseadores atuam uniformizados, com boné e colete azuis com a logomarca do IBGE e crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador.
Além disso, os profissionais também usam um dispositivo móvel de coleta na cor azul.
Quem quiser, pode consultar a identidade dos entrevistadores pelo telefone 0800-721 8181 ou pelo site https://respondendo.ibge.gov.br/.