PRODUTORES RURAIS DE JAGUARIÚNA JÁ PODEM VACINAR REBANHOS CONTRA FEBRE AFTOSA
A Secretaria de Meio Ambiente de Jaguariúna informa que os produtores rurais da cidade já podem vacinar seus rebanhos contra a febre aftosa. Para esta etapa, o calendário foi alterado. Deverão ser vacinados todos os bovídeos (bovinos e bubalinos) com até 24 meses de idade.
Nesta etapa da campanha serão vacinados aproximadamente 5 milhões de bovídeos em todo o Estado. O rebanho total do Estado é de 10,8 milhões de cabeças. A vacinação de outros animais é proibida.
Segundo a diretora do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente de Jaguariúna, Aline Granghelli Catão, o prazo para imunização do rebanho se encerra no dia 31 de maio e o produtor rural tem até o dia 7 de junho para declarar a vacinação.
A declaração da vacinação deve ser realizada, de preferência, por meio eletrônico, através do sistema informatizado Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave). Quando não for possível, o produtor poderá acessar a declaração na internet, pelo endereço eletrônico www.defesa.agricultura.sp.gov.br, preencher e encaminhá-la por e-mail ou entregá-la pessoalmente na Unidade de Defesa Agropecuária mais próxima.
Aline lembra que o criador que deixar de vacinar e de comunicar a vacinação estará sujeito a multas que variam de 3 a 5 Ufesps (unidades fiscais do Estado de São Paulo) por animal. O valor atual de cada Ufesp é de R$ 31,97.