Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Curso prevenção

TRABALHADORES E PRODUTORES RURAIS APRENDEM TÉCNICAS DE PREVENÇÃO E COMBATE DE INCÊNDIOS NO CAMPO

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizou nos dias 21 e 22 de junho o curso de Técnicas de Prevenção e Combate de Incêndio no Campo. O objetivo é que os trabalhadores e produtores rurais da cidade estejam preparados para enfrentar o período de estiagem, quando as condições climáticas aumentam o risco de ocorrência de incêndios florestais. 

Durante o curso todos puderam aprender sobre quais os elementos necessários para o surgimento de incêndios, de que forma ocorre sua propagação no campo, os tipos de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários, os riscos mais comuns de acidentes que uma pessoa pode estar exposta no combate a incêndio, e ainda, uma noção básica sobre primeiros-socorros. 

Após ser passada a teoria, também foi realizada uma aula prática onde os participantes aprenderam a fazer os abafadores, aceiros e apagar princípios de incêndio, além de conhecer os tipos de ferramentas e equipamentos que podem ser utilizados para extinção do fogo, e quais os tipos de incêndios mais comuns que ocorrem.

Os efeitos das queimadas são desastrosos ao meio ambiente, agredindo o solo, poluindo o ar e influenciando diretamente na saúde pública, além de poderem colocar em risco patrimônios naturais e culturais.

Por isso, durante o curso, os alunos também receberam informações importantes que destacam que com a medida preventiva, o produtor rural deve adotar em sua propriedade a construção e a manutenção de aceiros de no mínimo três metros de largura, feito nas cercas de divisas da propriedade e nas cercas internas antes do período de estiagem. 

De acordo com a secretaria de Meio Ambiente, o aceiro é ação obrigatória em toda propriedade rural, sendo a principal medida preventiva para se evitar a propagação de incêndios, evitando que as queimadas se propaguem, além de facilitar o acesso das equipes de combate ao foco do incêndio.

Caso uma queimada se inicie em um imóvel rural é dever do proprietário tomar as providências possíveis a fim de se apagar o fogo e evitar a propagação do mesmo causando novas queimadas. 

A secretária de Meio Ambiente, Rita Bergamasco, alerta que os efeitos das queimadas são desastrosos ao meio ambiente. “Quando os incêndios ocorrem, o solo é agredido e o ar poluído. Isso influencia diretamente a saúde pública e poder colocar em risco patrimônios naturais e culturais. Por isso esse curso preventivo é muito importante”, disse a secretária.

QUEIMADAS SÃO PROIBIDAS EM JAGUARIÚNA
A prática de queimadas ou a omissão ou a ausência de ações preventivas dentro de uma propriedade rural enquadram-se como Crime Ambiental com possibilidade de reclusão além de multa.

Na área urbana do município as queimadas são proibidas pela Lei Municipal nº 2.223/2014. Pela legislação, é vedada a execução de queimadas parciais ou totais de materiais resultantes de limpeza de terrenos, varrição de passeios ou vias públicas, podas ou extrações ou qualquer outro material na zona urbana do município. 

A lei municipal também obriga os proprietários de lotes vagos a mantê-los limpos, evitando a ocorrência de queimadas criminosas e a aglomeração de animais peçonhentos.
 

Imprensa

Reportagem:

Licia Mangiavacchi

Fotos:Divulgação

DIA DAS MÃES TERÁ PROGRAMA ESPECIAL NAS REDES SOCIAS E NA TV

Este domingo, dia 9, é Dia das Mães e a Prefeitura de Jaguariúna junto com a Prefeitura de Pedreira ...

NESTE DOMINGO TEM TEATRO ONLINE PARA A FAMÍLIA TODA

A manhã deste domingo, dia 9, será recheada de muita alegria nas redes sociais da Prefeitura de Jaguariúna e ...

SAÚDE DE JAGUARIÚNA TESTOU 20% DA POPULAÇÃO PARA COVID-19, COM 5,9% DE CASOS POSITIVOS

A ação de testagem em massa feita pela Prefeitura de Jaguariúna no mês de abril realizou testes rápidos para ...

MOTOROLA DOA ALIMENTOS AO JAGUARIÚNA SOLIDÁRIA

A secretaria de assistência social da Prefeitura de Jaguariúna, através de uma parceria com a secretaria de Desenvolvimento Econômico, ...

JAGUARIÚNA REGISTRA QUEDA DE 70% NO NÚMERO DE CASOS DE DENGUE NESTE ANO

Jaguariúna registrou queda de 70,4% nos casos positivos de dengue na cidade nos primeiros quatro meses deste ano, em ...

COMEÇAM AS OBRAS DE CONSTRUÇÃO DA ETA 5 EM JAGUARIÚNA

As obras de construção da ETA (Estação de Tratamento de Água) 5 de Jaguariúna já começaram. A nova estação ...

JAGUARIÚNA COMEÇA A VACINAR NESTA QUINTA-FEIRA OS MORADORES QUE TÊM A PARTIR DE 60 ANOS

Chegou a vez dos idosos que têm entre 60 e 62 anos serem vacinados contra a covid-19 em Jaguariúna ...

PREFEITURA LANÇA CAMPANHA DO AGASALHO DE 2021 COM MAIS DE 20 PONTOS PARA DOAÇÃO

O Fundo Social de Solidariedade de Jaguariúna lançou nesta quarta-feira, ...

SAÚDE JÁ VACINOU 79% DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO CONTRA A COVID EM JAGUARIÚNA

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaguariúna vacinou 360 professores e profissionais da educação com a segunda dose contra ...

NESTA QUARTA-FEIRA TERÁ VACINAÇÃO PARA OS MORADORES COM MAIS DE 63 ANOS

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaguariúna informa que nesta quarta-feira, dia 5, continuará vacinando a população com mais ...