PREFEITURA DE JAGUARIÚNA INTENSIFICA VISTORIA DE ÁRVORES EM PARQUES PÚBLICOS
A Prefeitura de Jaguariúna está intensificando as vistorias em parques e praças públicos a partir desta quarta-feira, dia 25 de janeiro. O Departamento de Proteção e Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente deram início a uma ação conjunta com o objetivo de evitar quedas de árvores nesses espaços.
Segundo Fernanda Tesche, diretora da Defesa Civil de Jaguariúna, o trabalho preventivo consiste em cortar e podar as árvores que comprovadamente estão com risco de queda.
“É importante frisar que todas as árvores que necessitarão de poda ou corte é porque realmente apresentam risco de queda, podendo acarretar danos materiais e risco à integridade física da população”, afirma Fernanda.
A ação de poda e corte de árvores é regulamentada por lei municipal e só pode ser realizada mediante a autorização, baseada em laudo técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, após vistoria solicitada pelo morador.
“Em caso de queda de árvores, o cidadão deve acionar o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193, e se houver dano ou ameaça à rede elétrica, o fato precisa ser comunicado à CPFL”, lembra Fernanda.
Em caso de propriedades particulares, como medida de prevenção, a Defesa Civil orienta o cidadão a observar quaisquer anormalidades nas árvores, seja uma inclinação acentuada, grandes fendas ou fraturas, queda de galhos, presença de cupins, formigueiro ou qualquer outro tipo de comprometimento, principalmente nas raízes.
“Assim ele deve comunicar à Secretaria de Meio Ambiente, através de uma solicitação no Departamento de Protocolo, onde a Secretaria irá realizar uma vistoria para identificar se existe o risco de queda iminente e, consequentemente, irá realizar a ação mais adequada para solucionar o problema”, conclui a diretora da Defesa Civil.
O atendimento do Departamento de Proteção e Defesa Civil funciona 24 horas, pelo telefone de emergência 199 e telefone 3867-1339.