Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Meio Ambiente parques vistoria

PREFEITURA DE JAGUARIÚNA INTENSIFICA VISTORIA DE ÁRVORES EM PARQUES PÚBLICOS

A Prefeitura de Jaguariúna está intensificando as vistorias em parques e praças públicos a partir desta quarta-feira, dia 25 de janeiro. O Departamento de Proteção e Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente deram início a uma ação conjunta com o objetivo de evitar quedas de árvores nesses espaços. 

Segundo Fernanda Tesche, diretora da Defesa Civil de Jaguariúna, o trabalho preventivo consiste em cortar e podar as árvores que comprovadamente estão com risco de queda.

“É importante frisar que todas as árvores que necessitarão de poda ou corte é porque realmente apresentam risco de queda, podendo acarretar danos materiais e risco à integridade física da população”, afirma Fernanda. 

A ação de poda e corte de árvores é regulamentada por lei municipal e só pode ser realizada mediante a autorização, baseada em laudo técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, após vistoria solicitada pelo morador.

“Em caso de queda de árvores, o cidadão deve acionar o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193, e se houver dano ou ameaça à rede elétrica, o fato precisa ser comunicado à CPFL”, lembra Fernanda. 

Em caso de propriedades particulares, como medida de prevenção, a Defesa Civil orienta o cidadão a observar quaisquer anormalidades nas árvores, seja uma inclinação acentuada, grandes fendas ou fraturas, queda de galhos, presença de cupins, formigueiro ou qualquer outro tipo de comprometimento, principalmente nas raízes. 

“Assim ele deve comunicar à Secretaria de Meio Ambiente, através de uma solicitação no Departamento de Protocolo, onde a Secretaria irá realizar uma vistoria para identificar se existe o risco de queda iminente e, consequentemente, irá realizar a ação mais adequada para solucionar o problema”, conclui a diretora da Defesa Civil.

O atendimento do Departamento de Proteção e Defesa Civil funciona 24 horas, pelo telefone de emergência 199 e telefone 3867-1339.
 

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Ivair Oliveira

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA AS AULAS DE DANÇA DE SALÃO DO PROGRAMA VIVA MELHOR

  • Já estão abertas as inscrições para os interessados em participar das aulas de dança de salão, do Programa Viva ...

    "PROJETO CAMPEÕES-BASQUETE" OFERECE AULAS ABERTAS PARA NOVOS INTEGRANTES 

  • Nesta terça-feira, dia 30 de janeiro, o "Projeto Campeões" da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer da Prefeitura de ...

    ‘CHUVA DE GOLS’ MARCA SEGUNDA RODADA DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL FEMININO

    Uma chuva de gols marcou a segunda rodada do Campeonato Municipal de Futsal Feminino de Jaguariúna, disputada neste domingo, ...

    MÁFIA VENCE FINAL E É O NOVO CAMPEÃO DE FUTEBOL SÊNIOR DE JAGUARIÚNA

    O Máfia é o novo campeão de futebol sênior de Jaguariúna. A equipe venceu o Roseira Master por 2 ...

    RECAPE DA AVENIDA PINTO CATÃO INTERDITA TRECHO NA ROTATÓRIA DO CAPOTUNA NESTA TERÇA

    A Secretaria de Obras e Serviços de Jaguariúna informa que, devido à continuação das obras de recapeamento asfáltico na ...

    DUBLAGEM DE WHITNEY HOUSTON VENCE FESTIVAL 'SE JOGA' EM JAGUARIÚNA

  • A candidata Havenna Queen foi a grande vencedora da 6ª edição do “Se Joga!” Festival de Arte Drag e ...

    ENTREGA DAS CESTAS BÁSICAS DOS SERVIDORES

    A Secretaria Municipal de Governo da Prefeitura de Jaguariúna informa:

    A entrega da cesta básica do mês de fevereiro de ...

    FUNDO SOCIAL DE JAGUARIÚNA REALIZA CURSO GRATUITO DE SALGADOS ASSADOS

  • Começou nesta semana o curso de salgados assados do Fundo Social de Solidariedade de Jaguariúna. O curso é totalmente ...

    ATENDE FÁCIL, OUVIDORIA E CARTÃO CIDADÃO JÁ ESTÃO EM NOVO ENDEREÇO

    O serviço Atende Fácil, a Ouvidoria do Município e o Departamento de Dados e Estudos Estatísticos (Cartão Cidadão), da ...

    EDUCAÇÃO DE JAGUARIÚNA REALIZA REUNIÃO DE PLANEJAMENTO COM EQUIPE DE GESTORES

  • A Secretaria de Educação de Jaguariúna realizou nesta sexta-feira, dia 26 de janeiro, a primeira reunião de trabalho com ...