A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, começa a implantar o programa Rotas Rurais, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e que leva a geolocalização para as zonas rurais da cidade.
A partir da próxima segunda-feira, dia 17 de julho, a Prefeitura vai iniciar o cadastramento de todos os proprietários rurais do município, que receberão um código alfanumérico que deverá ser utilizado para a geolocalização da propriedade.
O cadastramento será feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30, no Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Jaguariúna. A cidade possui cerca de 300 propriedades em área rural.
Os detalhes do programa foram apresentados nesta quarta-feira pela diretora de Meio Ambiente da Prefeitura, Aline Granghelli Catão, na sede da Secretaria de Meio Ambiente. Também participaram da reunião representantes da Patrulha Rural da Guarda Municipal e do serviço de ambulâncias do município.
“Vamos criar os códigos com a ferramenta Plus Code, do Google, um serviço simples e totalmente gratuito. Os proprietários poderão comparecer aqui no Departamento de Meio Ambiente para se cadastrar de forma muito rápida. O código vai facilitar a identificação e localização da propriedade rural, agilizando os serviços como ambulância e até o escoamento de produtos das áreas rurais da nossa cidade”, disse Aline.
Segundo ela, numa segunda fase do programa, será criado um cartão de identificação do proprietário, com todos os dados pessoais e da propriedade.
O Governo do Estado também deverá gerar um mapa estadual com todas as propriedades devidamente identificadas. Com atuação em 645 municípios do Estado, cerca de 340 mil propriedades rurais e 60 mil km de estradas rurais não mapeadas pelo Programa Rota Rurais.