Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Coleta de Sementes

DEPARTAMENTO DE AGROPECUÁRIA E MEIO AMBIENTE INICIA COLETA DE SEMENTES VISANDO À PRODUÇÃO DE MUDAS

  • O Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente da Prefeitura de Jaguariúna deu início neste mês em diversas áreas públicas da cidade, como praças e o próprio “matrizeiro de sementes” localizado na Fazenda da Barra,  a coleta de sementes de espécies nativas, etapa fundamental para a produção de mudas que serão utilizadas em ações de restauração florestal, arborização urbana e projetos ambientais do município.

    A doação de mudas ocorre o ano inteiro e os interessados, munícipes ou produtores rurais, podem se dirigir à sede do departamento que fica na Rua Hilda David Dal’bo, 501, Bairro Guedes, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 15h30. 

    A atividade tem como objetivo garantir a diversidade genética e a qualidade das mudas produzidas, fortalecendo iniciativas de preservação e recuperação das áreas verdes de Jaguariúna. Entre as espécies coletadas estão árvores nativas da região como paineira, imbiruçu, araribá, açoita cavalo, jatobá, tamanqueira, entre outras, que desempenham papel essencial na manutenção da biodiversidade, na proteção dos recursos hídricos e na melhoria da qualidade ambiental.

    As sementes coletadas serão encaminhadas ao viveiro municipal, onde passarão por processos de beneficiamento e germinação até se transformarem em mudas prontas para o plantio. Posteriormente, essas mudas serão destinadas a programas municipais de reflorestamento, recuperação de nascentes, doação a produtores rurais e munícipes.

    Com essa iniciativa, o município reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e com a promoção de práticas que contribuem para um futuro mais verde e equilibrado.
     

    Imprensa

    Reportagem:

    Bachin Jr

    Fotos:Divulgação

    FUTEBOL VETERANOS TERÁ RODADA DECISIVA NO DOMINGO ANTES DO “MATA MATA”

    O Campeonato Municipal de Futebol Veteranos chega à última rodada antes do “mata mata” neste domingo, dia 23. Os ...

    FESTIVAL DE FÉRIAS TERÁ SHOW DE BALÕES NO FIM DE SEMANA E MUITO MAIS!

    O fim de semana está repleto de atrações gratuitas para os jaguariuneses curtirem com a família e os amigos. ...

    QUARTA É DIA DE FEIRA NOTURNA!

    Hoje é dia de curtir a noite com a família e os amigos na Feira Noturna de Jaguariúna. Realizado ...

    ESTAÇÃO DE GUEDES TERÁ ARRAIÁ NESTE SÁBADO

    O mês das festas juninas já passou, mas o Centro de Cultura Caipira de Jaguariúna ainda está no clima ...

    NOVE TIMES SE CLASSIFICAM PARA DISPUTAR TAÇA PRATA DO CAMPEONATO DE FUTSAL AMADOR

    A seletiva do Campeonato de Futsal Amador de Jaguariúna chegou ao fim no último fim de semana. Nove times ...

    QUARTA RODADA DO CAMPEONATO DE FUTEBOL VETERANOS TEVE MAIS GOLEADA

    Repetindo a dose da rodada anterior, mais uma vez o Campeonato Municipal de Futebol Veteranos teve goleada em mais ...

    QUARTA É DIA DE SERTANEJO UNIVERSITÁRIO NA FEIRA NOTURNA DE JAGUARIÚNA

    Esta quarta-feira, 19, será dia de dançar bastante na Feira Noturna de Jaguariúna. O cantor Dam Castro subirá no ...

    ALUNAS CONCLUEM CURSO DE CORTE E COSTURA DO FUNDO SOCIAL DE JAGUARIÚNA

    As alunas do curso de Corte e Costura do Fundo Social de Jaguariúna receberam o diploma de conclusão nesta ...

    FIM DE SEMANA TEM JOGOS DECISIVOS NA SELETIVA DO CAMPEONATO DE FUTSAL AMADOR

    O ginásio do Azulão será palco da última rodada da Seletiva do Campeonato de Futsal Amador de Jaguariúna neste ...

    CULTURA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE FÉRIAS DE JAGUARIÚNA DE 18 DE JULHO A 05 DE AGOSTO

    Quem ainda não curtiu ou já está aproveitando o Festival de Férias de Jaguariúna vai ter mais motivos para ...