Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Obras serviços capina elétrica

PREFEITURA DE JAGUARIÚNA ADOTA CAPINA ELÉTRICA NAS VIAS PÚBLICAS

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Obras e Serviços, deu início nesta semana a uma forma inovadora e sustentável de contenção do mato nas vias públicas da cidade. A secretaria começou a utilizar nesta quinta-feira (22) a capina elétrica, procedimento que utiliza descargas elétricas para matar plantas daninhas e evitar a proliferação do mato nas áreas urbanas. 

A técnica, adotada em parceria com a empresa Corpus Saneamento e Obras, está sendo usada em fase de testes na cidade, na Avenida Laércio José Gothardo (Avenida Marginal), e deverá ser levada para outros bairros. 

“É uma inovação e uma contribuição ambiental, pois a capina elétrica substitui com muitas vantagens a capina química, que é nociva ao meio ambiente”, explica a secretária de Obras e Serviços, Fernanda Santana. “Estamos fazendo esse teste com o equipamento na Avenida Marginal, durante três dias, nesta quinta, sexta e sábado, com a possibilidade de levar para outros bairros, caso o serviço seja aprovado”, afirma Fernanda. 

O equipamento utiliza a energia de um gerador e transformador, acoplados num trator, para produzir descargas elétricas que são aplicadas diretamente sobre as plantas. Essas descargas atingem folhas, seiva e as raízes das plantas daninhas, eliminando-as de uma forma mais eficiente e econômica.

Segundo a secretária Fernanda Santana, a tecnologia da capina elétrica permite o controle de plantas daninhas, respeitando as restrições de órgãos reguladores como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ao uso de herbicidas nocivos ao ambiente urbano e rural. 

O equipamento utiliza descargas elétricas controladas de alta tensão que eliminam brotos e raízes mais profundas, que não são atingidas pelos herbicidas comuns. As descargas são ajustadas para erradicar as plantas sem causar nenhum prejuízo ao solo, à fauna e à flora local (o foco é somente as ervas daninhas a serem eliminadas).
 

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Divulgação

PREFEITURA DE JAGUARIÚNA COMEÇA A VACINAR IDOSOS COM MAIS DE 90 ANOS

A Campanha de vacinação contra a covid-19 entrou hoje, dia 8, em uma nova fase. A partir de agora ...

DAE DE JAGUARIÚNA RECEBE DEMANDAS DE MORADORES DO FLORESTA E VILA GUEDES 

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) está promovendo o encontro com moradores de bairros de Jaguariúna com o ...

JAGUARIÚNA VOLTA PARA A FASE AMARELA

Após permanecer na fase laranja e vermelha desde o dia 25 de janeiro, Jaguariúna volta novamente à fase amarela ...

POSTO DO INSS DE JAGUARIÚNA ADOTA AGENDAMENTO POR TELEFONE PARA ATENDIMENTO À POPULAÇÃO 

O Posto de Atendimento do INSS da Prefeitura de Jaguariúna está trabalhando com agendamento de dia e horário para ...

LEI MUNICIPAL GARANTE GRATUIDADE PARA MAIORES DE 60 ANOS NO TRANSPORTE PÚBLICO MUNICIPAL DE JAGUARIÚNA

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Jaguariúna informa que está mantido, no transporte coletivo municipal, o direito à gratuidade ...

FUNDO SOCIAL SE PREPARA PARA REALIZAR PRIMEIRA EDIÇÃO DO PROGRAMA JAGUARIÚNA SOLIDÁRIA NESTE ANO

O Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a secretaria de assistência social da Prefeitura de Jaguariúna, realiza nos ...

SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE JAGUARIÚNA VISITA CÂMARA ESPANHOLA DE COMÉRCIO 

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de Jaguariúna, Lúcio Tomasiello, visitou nesta quarta-feira, dia 3 de fevereiro, a ...

COM MAIS SETE NOVOS LEITOS, JAGUARIÚNA VAI QUASE DOBRAR ATENDIMENTO EM UTI 

Jaguariúna vai receber mais sete novos leitos de UTI e, com isso, deverá quase dobrar a capacidade de atendimento ...

JAGUARIÚNA É CONTEMPLADA  PELO GOVERNO DO ESTADO COM RECURSOS PARA A ASSISTÊNCIA SOCIAL

Na tarde da última terça-feira, 2 de fevereiro, a Prefeitura de Jaguariúna foi contemplada pelo Governo do Estado para ...

PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE JAGUARIÚNA PODEM AGENDAR VACINAÇÃO PELA INTERNET

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna criou um canal exclusivo para os profissionais da saúde ...