As ações de estímulo à vacinação infantil adotadas pela Prefeitura de Jaguariúna resultaram num aumento expressivo no número de crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19 no município. O índice de crianças imunizadas com as duas doses mais que dobrou em apenas duas semanas.
No início de março, apenas 635 crianças nessa faixa etária haviam recebido a segunda dose em Jaguariúna, ou 12,7% do total estimado de 4.985 crianças, segundo dados da Fundação Seade. Nesta quinta-feira, dia 17, o número já é de 1.317 crianças com duas doses, ou 26,4%. O índice, no entanto, ainda está abaixo da média estadual para esse público, que é de 28,38%.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, um total de 3.265 crianças de 5 a 11 anos receberam a primeira dose contra a Covid (65,5% do total).
A secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, destaca a implementação de várias ações que estimularam e facilitaram o crescimento da imunização infantil contra o coronavírus na cidade.
“Eu destaco a realização do Carnavacina, no sábado de Carnaval, dia 26 de fevereiro, e a ampliação do horário de vacinação contra a Covid nas unidades de saúde”, disse Maria do Carmo. “Além disso, as ações de comunicação da Prefeitura também contribuíram muito para mostrar a importância da vacinação e da plena cobertura vacinal para todas as faixas etárias”, conclui a secretária.
Ela ressalta a importância dos pais e responsáveis levarem as crianças para receberem a vacina contra a Covid, que é segura e eficiente. “Quanto mais pessoas vacinadas, mais a gente mantém a situação favorável no município”, concluiu.