Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde coronavírus balanço

COVID: DOIS ANOS DE PANDEMIA E DE SUPERAÇÃO EM JAGUARIÚNA 

O primeiro caso de infecção pelo coronavírus em Jaguariúna foi confirmado há exatos dois anos, no dia 18 de março de 2020, pelo Governo do Estado. O paciente, na época, teve sintomas leves e não necessitou de internação, tendo recuperação do quadro. Passados 24 meses de pandemia, a cidade registrou um total de 10.302 casos de Covid-19 e 209 óbitos pela doença. 

Desde então, muitas ações foram realizadas pela Prefeitura de Jaguariúna para o enfrentamento da Covid na cidade, desde a ampliação do número de leitos, a homologação de leitos de UTI, a abertura e manutenção da Unidade de Campanha exclusiva para pacientes Covid, a compra de novos equipamentos e insumos para o Hospital Municipal, entre outras.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em 2020 o mês com maior quantidade de casos de Covid confirmados foi dezembro, com 481. Já em 2021, março registrou a maior quantidade de casos confirmados no município, com 944. Neste ano, o recorde foi em janeiro, com o pico absoluto de casos confirmados durante toda a pandemia, com um total de 2.849. 

O número expressivo de casos registrado em janeiro se deve, segundo a secretaria, principalmente à circulação da variante ômicron, que apresentou maior poder de transmissibilidade em comparação com outras variações do vírus.

“Um fato importante foi a diminuição de casos que ocorreu em junho de 2021. De junho para julho, a queda foi de 49,4%. Essa queda pode ser explicada pelo avanço na campanha de vacinação contra a Covid. No mês de junho foram aplicadas 11.508 doses, em comparação com em torno de 6.000 doses aplicadas em maio. Nos meses seguintes, a vacinação foi se intensificando e os impactos vão sendo observados conforme o aumento da cobertura vacinal, demonstrando que a vacinação em massa tem efeito na circulação do vírus”, avalia a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.

Ela explica que os impactos também são observados em relação ao número de pacientes internados. “Em março de 2021, a média de pacientes internados por Covid era de 30 leitos. Já no mês de junho chegou ao número de 40 pacientes internados, demonstrando que nesse período a doença apresentava-se com maior gravidade. Em comparação, no mês de novembro tivemos períodos com três pacientes em internação na ala Covid. A baixa taxa de ocupação hospitalar se mantém no mês de março de 2022, felizmente”, completa a secretária.

Ainda de acordo com avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, “de um modo geral, no momento atual, o cenário da pandemia no município encontra-se favorável, o número de novos casos confirmados vem diminuindo, assim como o número de pessoas notificadas (que coletam exame). O aumento da cobertura vacinal em toda a população vem impactando o número de pacientes que evoluem como casos graves, demonstrados pela baixa taxa de ocupação de leitos hospitalares que vem se mostrando estabilizados”.

Nesta quinta-feira (17), o Estado de São Paulo liberou a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes abertos. A flexibilização foi justificada pelo cenário atual favorável.
 

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Ivair Oliveira

JAGUARIÚNA CRIA 138 VAGAS COM CARTEIRA ASSINADA EM ABRIL

Jaguariúna criou 138 vagas de trabalho com carteira assinada no mês de abril. Os dados foram divulgados pelo Novo ...

CULTURA DIVULGA TRAJETO DA CAVALARIA ANTONIANA

Está chegando o dia da tradicional Cavalaria Antoniana de Jaguariúna. É neste domingo, dia 12, e a Prefeitura, por ...

SÁBADO TEM MUTIRÃO GINECOLÓGICO DA SAÚDE NA UBS MIGUEL MARTINI

A quarta edição do Mutirão da Saúde acontecerá neste sábado, dia 11. Realizada pelo Prefeitura de Jaguariúna, por meio ...

JAGUARIÚNA VAI SER SEDE DE GRANDE EVENTO VOLTADO À CONSTRUÇÃO CIVIL

Jaguariúna foi escolhida para sediar uma das maiores feiras de equipamentos da área de construção civil do Brasil, a ...

FUNDO SOCIAL ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO GRATUITO DE PIZZA NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

Que tal aprender a fazer pizzas de diferentes sabores? O Fundo Social de Solidariedade de Jaguariúna abrirá inscrições para ...

EDUCAÇÃO DE JAGUARIÚNA PARTICIPA DE FORMAÇÃO PARA MELHORAR AINDA MAIS A QUALIDADE DO ENSINO

A Educação de Jaguariúna está sempre se atualizando para ficar cada vez melhor e oferecer um ensino de qualidade ...

AMANHÃ TEM SAMBA NA FEIRA NOTURNA DE JAGUARIÚNA

Quem gosta de samba não pode perder a Feira Noturna de Jaguariúna desta quarta-feira, dia 8. A cantora Danny ...

GRUPO DE DANÇA DA ESCOLA DAS ARTES É PREMIADO EM CAMPOS DO JORDÃO

O grupo de dança da Escola das Artes trouxe mais prêmios para Jaguariúna. Foi durante o campeonato “Taboão Fest ...

ROMPIMENTO DE ADUTORA INTERROMPE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM 4 BAIRROS NESTA TERÇA

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Jaguariúna informa que, devido ao rompimento de uma adutora, o abastecimento ...

SAÚDE COMEÇA A APLICAR QUARTA DOSE DA VACINA CONTRA A COVID-19 EM PESSOAS QUE TÊM MAIS DE 50 ANOS

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna começou a aplicar a quarta dose da vacina contra a covid-19 nas pessoas ...