PLANO DE VACINAÇÃO DE JAGUARIÚNA PREVÊ IMUNIZAR QUASE 10 MIL CONTRA A COVID ATÉ MARÇO
A Prefeitura de Jaguariúna, através da Secretaria Municipal de Saúde, prevê vacinar quase 10 mil pessoas na primeira fase da campanha de vacinação contra a Covid-19, que está prevista para começar ainda nesta semana e se estenderá até final de março, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Nesta primeira fase, serão vacinados profissionais da saúde e idosos. Cada pessoa desses públicos-alvo receberá duas doses da vacina.
A data do início da vacinação na cidade ainda depende da divulgação do calendário oficial de vacinação pelo Governo do Estado de São Paulo. A campanha de imunização será feita com a vacina CoronaVac, cujo uso emergencial foi aprovado neste domingo (17) pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), junto com a vacina AstraZeneca.
Em Jaguariúna, a vacinação ocorrerá em todas as unidades básicas de saúde (UBS) do Município, em horário de funcionamento dessas unidades (das 7h às 16h), e também nas três unidades que funcionam em horário estendido (até as 20h) - Florianópolis, XII de Setembro e Cruzeiro do Sul. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a UBS Fontanella também terá o horário de funcionamento estendido para a vacinação.
O Município também contará com a vacinação pelo sistema drive-thru, em que as pessoas não precisam descer dos veículos para serem imunizadas, em algumas unidades, o que visa evitar a aglomeração de pessoas. “Também teremos alguns pontos estratégicos aos finais de semana em parques da cidade”, informa a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.
“Estamos preparados para iniciar a vacinação contra a Covid-19 em nosso município tão logo o Estado nos entregue as doses. Mas é importante reforçar que, nesta primeira fase, que vai até março, apenas profissionais da saúde e idosos serão vacinados. Além disso, a aplicação da vacina não isenta a população de continuar com os cuidados sanitários e de distanciamento social que são fundamentais para controlarmos a propagação do coronavírus”, completou Maria do Carmo.
ESTIMATIVA DE PESSOAS A SEREM VACINADAS
60-64 anos = 2.706
65-69 anos = 2.015
70-74 anos = 1.462
75-79 anos = 999
Maiores de 80 = 1.170
Total: 8.352
Trabalhadores da saúde e outros serviços: 1.378
Total da primeira fase: 9.730 pessoas