Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde vacinação coronavírus

TÉCNICA EM ENFERMAGEM É A PRIMEIRA A SER VACINADA CONTRA A COVID EM JAGUARIÚNA

“Foi um grande prazer ter sido escolhida.” Com essa frase, carregada de emoção ao pronunciar cada palavra, a técnica em enfermagem Silvana de Cássia Silva Fante, de 51 anos, resumiu o momento histórico que acabara de presenciar – e do qual foi protagonista –, ao ser a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 em Jaguariúna. Ela recebeu a primeira das 600 doses da Coronavac que chegaram na tarde desta quinta-feria, dia 21 de janeiro, à cidade.

Como funcionária do Pronto-Socorro do Hospital Municipal Walter Ferrari, Silvana fala com propriedade sobre a importância da vacinação. “É o momento mais esperado, principalmente pra gente da área da saúde. Estamos necessitando muito dessa vacina. Ela é muito importante. Foi um grande prazer ter sido escolhida para receber a primeira dose”, declarou.

Silvana foi imunizada na sede da Vigilância Epidemiológica de Jaguariúna, logo após a chegada do primeiro lote de vacinas, enviado à cidade pelo Governo do Estado por meio do Instituto Butantan. Moradora do bairro Capotuna, Silvana é “nascida e criada” em Jaguariúna.

Funcionária do Pronto-Socorro do Hospital Municipal Walter Ferrari e atuante na área da saúde há 20 anos, ela está na linha de frente contra o coronavírus desde o início da pandemia, em março do ano passado. “É um sentimento de alegria e alívio para todos nós. É um momento de estresse enorme para nós, da área da saúde. Por isso, essa vacina é uma grande esperança para a população”, disse Silvana.

Ela não teve Covid, mas perdeu um cunhado, de 46 anos, para a doença, há quase um ano. Por isso, reforça a necessidade de todos tomarem a vacina, de acordo com as fases de prioridade estabelecidas. Silvana está confiante de que não haverá reação negativa da população à imunização. “As pessoas estão esperando por isso. Inclusive, já tem muita gente procurando a vacina no hospital”, relatou.

VACINAÇÃO
A Secretaria de Saúde de Jaguariúna inicia nesta sexta-feria (22) a vacinação contra a Covid-19. Neste primeiro momento, serão vacinados apenas os profissionais da linha de frente de atendimento de pacientes com Covid e moradores de lares de permanência de idosos. 

Todas as 600 unidades da Coronavac serão utilizadas integralmente como primeira dose, devendo uma segunda dose ser aplicada após 21 dias da primeira. Ao todo, são 1.378 profissionais de saúde da cidade, que deverão ser imunizados até março, segundo calendário divulgado pelo Governo do Estado. 

“Mas agora a nossa prioridade são os profissionais da linha de frente, aqueles que atuam na Unidade de Campanha, pronto-socorro e internação do Hospital Municipal”, explica a secretária municipal de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão. 
A estimativa do município é vacinar cerca de 10 mil pessoas até março. A campanha depende da disponibilidade de doses da vacina, que serão enviadas pelo Governo do Estado. 

Mesmo com a vacinação, a Secretaria de Saúde de Jaguariúna reforça a necessidade de a população continuar com os cuidados sanitários e de distanciamento social que são fundamentais para o controle da propagação do coronavírus.

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Ivair Oliveira

Jaguariúna retoma atendimento com restrições em restaurantes, bares, cultos religiosos, academias e setor de beleza

O Governo do Estado confirmou nesta sexta-feira (7) a progressão de Jaguariúna e toda a região de Campinas da ...

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE É SUSPENSA EM JAGUARIÚNA ATÉ O GOVERNO DO ESTADO DISTRIBUIR NOVAS DOSES

Desde o final de março, a Secretaria de Saúde de Jaguariúna vacinou cerca de 20 mil moradores da cidade ...

Cemitério de Jaguariúna abre ao público com restrições no Dia dos Pais

O Cemitério Municipal de Jaguariúna vai abrir neste domingo, Dia dos País, para visitação pública. Segundo a Secretaria de ...

Programa Minha Merenda em Casa já entregou quase 200 mil marmitex e 24 mil kits de legumes e frutas

O programa Minha Merenda em Casa, da Prefeitura de Jaguariúna, distribuiu quase 200 mil marmitex e 24 mil kits ...

Jaguariúna dobra vegetação nativa, segundo Inventário Florestal do Estado

A cobertura vegetal nativa do município de Jaguariúna praticamente dobrou nos últimos 10 anos, apresentando um aumento de 1.003 ...

DAE de Jaguariúna tem novos telefones de atendimento

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Jaguariúna está com novos telefones para atendimento ao público. Os novos ...

Prefeitura de Jaguariúna alerta população sobre queimadas

O Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente da Prefeitura de Jaguariúna alerta a população para que evite as queimadas, ...

CENTRO DE REFERÊNCIA DO AUTISMO ATENDE GRATUITAMENTE OS MORADORES DE JAGUARIÚNA

Centro de referência do autismo de Jaguariúna (CAJ) já está funcionando no bairro Tanquinho. A unidade oferece atendimento gratuito aos moradores da ...

POSTO VETERINÁRIO DA PREFEITURA DE JAGUARIÚNA RETOMA ATENDIMENTO

O Posto de Atendimento Médico Veterinário da Prefeitura de Jaguariúna retomou as atividades, interrompidas desde março devido às restrições ...

TCE APROVA CONTAS DA PREFEITURA DE JAGUARIÚNA

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) de São Paulo aprovou as contas de 2018 da Prefeitura de Jaguariúna. ...