A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no sábado (3) o primeiro ciclo de tratamento cirúrgico de pterígio, com a realização de 34 cirurgias.
Segundo a Secretaria de Saúde, a cirurgia de pterígio é minimamente invasiva, rápida e geralmente o paciente vai para casa no mesmo dia. Os procedimentos foram realizados no Hospital Municipal Walter Ferrari.
“Os pacientes que fizeram a cirurgia no sábado passaram por uma avaliação pré-operatória, com exames de acuidade visual e todos os procedimentos necessários para o agendamento do procedimento”, explicou a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.
Após as cirurgias, os pacientes receberam colírios e orientações para os cuidados pós-operatório. Uma semana após a cirurgia, os pacientes serão reavaliados novamente pelo médico oftalmologista para alta ambulatorial.
“O pterígio é uma doença que afeta, geralmente, as pessoas que passam muito tempo ao ar livre, expostas ao vento e ao sol, podendo afetar um ou ambos os olhos e pode provocar sinais bastante desagradáveis, por isso essa ação é de grande importância garantindo mais conforto e qualidade de vida aos pacientes”, concluiu Maria do Carmo.