Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde Assistência

PREFEITURA DE JAGUARIÚNA REALIZA AÇÃO DE APOIO E ORIENTAÇÃO A USUÁRIOS DE DROGAS

A Prefeitura de Jaguariúna deflagrou na manhã desta quarta-feira, dia 8 de março, uma ação conjunta entre as secretarias de Saúde, Assistência Social e Segurança Pública na região da linha férrea que corta a Vila Guilherme, sob a Avenida Antônio Pinto Catão. O local é conhecido por ser um ponto de consumo de drogas por pessoas em situação de rua. 

A ação da Prefeitura tem o objetivo de orientar e prestar assistência a essas pessoas em vulnerabilidade, fazendo cadastramento social e um diagnóstico de saúde.

Segundo a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, a ação tem como princípio a “redução de danos”. “É uma ação de saúde e assistência social, no sentido do acolhimento desses indivíduos, levando até eles o atendimento que eles não procuram de forma espontânea”, explica Maria do Carmo.

Segundo Maria do Carmo, essa ação integra uma série de outras ações que a Secretaria de Saúde tem realizado na área da saúde mental. Novas ações como a de hoje deverão ser realizadas periodicamente com a mesma finalidade. “A ideia é conseguir fazer um diagnóstico dessa população, verificar de onde são, e fazer o cadastramento e, se necessário, o atendimento médico no local”, disse.

A ação conta com a presença de médicos e enfermeiros da Secretaria de Saúde, agentes da Vigilância Epidemiológica, além de funcionários da Assistência Social e guardas municipais. No “consultório de rua” são feitos exames clínicos e passadas orientações sobre o uso de preservativos e testes rápidos. 

A ação também foi acompanhada pelo secretário de Segurança Pública de Jaguariúna, Edgard Mello do Prado Filho.

“Realizamos ação em conjunto com a secretaria de saúde e segurança pública para tentarmos uma aproximação e atendimento das demandas através de acolhida e encaminhamentos, contato com famílias e atendimentos na área de saúde. A ação visa, entre outras coisas, estabelecer vínculos para que seja possível trabalharmos a médio e longo prazos a superação da situação de vulnerabilidades e risco”, disse a secretária de Assistência Social de Jaguariúna, Andréa Dias Lizun. 
 

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Ivair Oliveira

RANKING COLOCA JAGUARIÚNA ENTRE AS MELHORES DO PAÍS EM SANEAMENTO BÁSICO

A cidade de Jaguariúna subiu 63 posições no Ranking ABES da Universalização do Saneamento, realizado anualmente pela Associação Brasileira ...

INSCRIÇÃO E REMATRÍCULA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL JÁ PODEM SER REALIZADAS

A inscrição para a Educação de Jovens e Adultos – EJA está aberta para o segundo semestre de 2020. ...

PREFEITURA INAUGURA FONTE LUMINOSA E PEDALINHOS NO PARQUE DOS LAGOS NESTA SEXTA COM CERIMÔNIA FECHADA TRANSMITIDA PELAS REDES SOCIAIS

A Prefeitura de Jaguariúna inaugura nesta sexta-feira, 19 de junho, às 18h30, a fonte luminosa e o conjunto de ...

JAGUARIÚNA RECEBE MAIS DOIS RESPIRADORES DO GOVERNO ESTADUAL

O Hospital Municipal Walter Ferrari, de Jaguariúna, recebeu do governo estadual mais dois respiradores, aparelhos que são essenciais para ...

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE É INAUGURADA NO BAIRRO TANQUINHO

A Prefeitura de Jaguariúna inaugurou nesta segunda-feira, 15, a UBS Tanquinho  Lauro Zóia. A unidade faz parte de uma ...