Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde saúde mental parceria

PREFEITURA DE JAGUARIÚNA E UNIFAJ LANÇAM PROJETO INÉDITO SOBRE SAÚDE MENTAL

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), do Grupo UniEduK, lançam nesta quinta-feira, dia 16, às 19h, o novo Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM). A nova unidade atende à demanda crescente por atendimento em saúde mental, principalmente após a pandemia de Covid-19.

Em São Paulo, segundo a Secretaria da Saúde, 12% de toda a população do Estado necessita de algum tipo de atendimento, seja ele contínuo ou eventual. Somente no ano passado, 233 mil pessoas procuraram ajuda em ambulatórios e hospitais. Em 2021, esse número era 230,5 mil. 

Dados relevam ainda que 3% da população no Estado sofre com transtornos mentais severos e persistentes, enquanto que mais de 6% da população no estado apresenta transtornos psiquiátricos graves decorrentes do uso de álcool. 

O CISM será desenvolvido em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Universidade de Yale, a Universidade de Harvard, o Instituto Karolinska, além da iniciativa privada por meio do Banco Industrial do Brasil. 

“É fato que a demanda da população por cuidados mentais aumentou muito, sobretudo com a pandemia de Covid. Por isso fechamos essa parceria para a criação do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental. É um privilégio poder contar com mais essa parceria com o Grupo UniEduk”, disse o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis.

“Esse projeto vem em um momento em que o Município precisa investir ainda mais na área da saúde mental. Estamos muito felizes com essa importante parceria”, disse a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.

Nos próximos dez anos, o CISM tem por objetivo o desenvolvimento de tecnologias de saúde mental digital e implementação de intervenções efetivas e escaláveis para transformar e aumentar a acessibilidade em tratamentos de saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS), em Jaguariúna, em parceria com os profissionais da rede pública, docentes e alunos UniFAJ.

“O CISM é um projeto inédito que irá trazer inúmeros benefícios, tanto para alunos e docentes da UniFAJ quanto para os moradores de Jaguariúna. É algo que vai proporcionar avanços no aprimoramento e desenvolvimento conjunto de novas tecnologias e protocolos de tratamento da saúde mental, proporcionando melhor capacitação aos estudantes e futuros profissionais da área, bem como oferecer ao cidadão a oportunidade de tratamento mais assertivo e eficaz”, salienta o diretor da UniFAJ, professor Flávio Pacetta. 

O CISM atuará basicamente em três eixos. A primeira área envolve a necessidade de avançar nas pesquisas em Neurociência de Precisão em saúde mental. Isso será vinculado à Coorte Transgeracional Brasileira de Alto Risco para Transtornos Mentais, que permite pesquisadores e estudantes em ciências de saúde mental de ponta investigar os fatores genéticos e ambientais que precipitam transtornos mentais em um estudo com 2.511 crianças e adolescentes acompanhados por mais de uma década. 

A segunda área tem como foco desenvolver e testar novas tecnologias de intervenção em transtornos mentais, utilizando de soluções digitais e criando hubs de inovação no Estado de São Paulo. Entre estas iniciativas está o desenvolvimento de um aplicativo para tratamento de alcoolismo por meio do uso de um bafômetro portátil acoplado ao celular do paciente, premiando o tempo de abstinência de forma progressiva. 

O terceiro eixo vai atuar sobe a perspectiva de reduzir o tempo entre a descoberta de intervenções eficazes em saúde e sua utilização na prática clínica, percurso que hoje leva em torno de 20 anos. O CISM desenvolverá estudos com foco na implementação de intervenções de saúde mental sofisticadas, como terapia cognitivo-comportamental pela internet e visitas domiciliares focadas no apego seguro de mães e bebês ao SUS.

SERVIÇO
Lançamento do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM) 
Quando: 16 de março 
Horário: às 19h 
Onde: Anfiteatro do Campus II da UniFAJ – Rodovia SP-340, KM 127, Tanquinho Velho – Jaguariúna
 

* Com informações da assessoria de imprensa da UniFAJ. 

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Divulgação

DUPLA FEMININA DE SERTANEJO É A ATRAÇÃO DA FEIRA NOTURNA NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Feira Noturna de Jaguariúna apresenta o show de duas ...

SELETIVA DO AMADORZÃO TEM GOLEADA

O Villa Nassif goleou o União RC em partida disputada no sábado, dia 4, pela segunda rodada da Seletiva ...

SECRETARIA DE FINANÇAS ALTERA VENCIMENTO DA 1ª PARCELA E DA COTA ÚNICA DO IPTU PARA DIA 31 DE MARÇO

A Secretaria de Administração e Finanças de Jaguariúna alterou a data de vencimento da cota única e da primeira ...

DIA DA MULHER TEM PALESTRAS GRATUITAS COM EMPREENDEDORAS NO TEATRO DE JAGUARIÚNA

Nesta quarta-feira, 8 de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Jaguariúna realizará um ...

IDOSOS DE MAIS DE 60 ANOS SÃO VACINADOS COM A PFIZER BIVALENTE CONTRA A COVID-19

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna começou hoje, dia 6, aplicar a vacina Pfizer Bivalente nos idosos que têm ...

A PAIXÃO DE CRISTO TEM VAGAS PARA PAPÉIS DE FIGURANTES

Quem quiser participar da encenação “A Paixão de Cristo” deste ano, em Jaguariúna, ainda pode se inscrever. Realizado pela ...

ADAGA ASSUME A LIDERANÇA DO FUTSAL FEMININO RUMO À SEMIFINAL

Em partida disputada no último domingo, dia 5, pela liderança do 3º Campeonato Municipal de Futsal Feminino de Jaguariúna, ...

CAMPANHA PARA AJUDAR VÍTIMAS DAS CHUVAS NO LITORAL NORTE TERMINA NESTA QUARTA-FEIRA

Termina nesta quarta-feira, dia 8 de março, a campanha da Prefeitura de Jaguariúna para ajudar as vítimas das fortes ...

JAGUARIÚNA COMEÇA A APLICAR VACINA BIVALENTE EM QUEM TEM MAIS DE 60 ANOS NA SEGUNDA-FEIRA

A campanha de vacinação contra a covid-19 entra em uma nova fase na próxima segunda-feira, 6, em Jaguariúna. A ...

HOJE TEM VACINA BIVALENTE CONTRA A COVID-19 PARA IDOSOS DE MAIS DE 70 ANOS NA UBS FLORIANÓPOLIS

Os idosos que têm 70 anos ou mais e os imunosuprimidos já podem receber a dose da Pfizer Bivalente ...