A Secretaria de Saúde de Jaguariúna intensificou as ações de conscientização nesta quarta-feira, 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco. As ações ocorrem regularmente nas unidades básicas de saúde (UBSs) onde há atendimento de grupos de tabagismo: UBS Florianópolis, UBS Fontanella, UBS Cruzeiro do Sul e UBS 12 de Setembro.
Pacientes das UBSs receberam orientações sobre os malefícios do tabaco e como parar de fumar.
“O tabagista que deseja para de fumar tem uma missão desafiadora para melhorar a qualidade de vida e evitar doenças, sendo necessário enfrentar medos e barreiras e muitas vezes o sucesso não acontece. Nas UBSs de Jaguariúna temos profissionais qualificados e experientes que pode ajudá-lo, basta o paciente manifestar o interesse em parar de fumar”, explica a secretária de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.
A secretária informa que parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, tais como câncer, enfisema ou derrame. “A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar”, afirma.
O Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio) foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
PROCURE A UNIDADE MAIS PROXIMA
Locais de Atendimento a Grupos de Tabagismo:
- UBS Florianópolis - Atende pacientes das UBSs Florianópolis, Nova Jaguariúna e Tanquinho
- UBS Fontanella - Atende pacientes das UBSs Fontanella e Zambom
- UBS Cruzeiro do Sul - Atende pacientes das UBSs Cruzeiro, Miguel Martini, Roseira de Baixo e Roseira de Cima
- UBS 12 de Setembro - Atende pacientes das UBSs 12 de Setembro e Guedes