REDE DE SAÚDE DE JAGUARIÚNA TEM EXPLOSÃO DE INTERNAÇÕES DE COVID EM UMA SEMANA
A rede pública de saúde de Jaguariúna registrou uma verdadeira explosão nas internações de pacientes com Covid-19 na última semana. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, o número de internações em geral subiu 71%, passando de 24, em 7 de março, para 40, no último dia 14.
O crescimento no número de internações de pacientes Covid em leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) foi ainda maior, pulando de 16, no dia 7 de março, para 30, no último dia 14 (um aumento de 93%). As internações clínicas também tiveram alta de 25% no mesmo período (de 8 para 10 casos).
Com isso, a taxa de ocupação de leitos de UTI em Jaguariúna neste domingo (14) subiu para 213%, e a de leitos de enfermaria, para 108%. Para suprir o déficit de vagas em UTI, Jaguariúna começou a atender, desde a última semana, pacientes com Covid também em leitos do pronto-socorro.
Segundo a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, o momento é crítico, porém todos os pacientes estão sendo atendidos. “Ninguém ficou sem atendimento médico em nossa cidade, mas pedimos mais uma vez a colaboração de toda a população para que evitem ao máximo as aglomerações e sigam as regras sanitárias utilizando sempre máscara e higienizando as mãos com frequência”, disse Maria do Carmo.
Até este domingo, Jaguariúna registrou 3.126 casos confirmados de Covid-19, com 224 ainda em investigação e outros 6.642 descartados. Dos casos confirmados, 2.582 pacientes já estão curados (82,5%) e 57 faleceram (1,8%).