A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou a Sala de Medicação e Soroterapia para pacientes estáveis da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h. O objetivo é agilizar a alta para os pacientes que estão em observação na UPA apenas para fazer o uso de medicações venosas, sem necessidade de internação.
Segundo a Secretaria de Saúde, a ampliação da Sala de Medicação e Soroterapia ajuda na otimização do atendimento aos pacientes. O espaço possui 54 metros quadrados com ar-condicionado e conta com 19 poltronas para medicações e soroterapia, além de tubulação para oxigênio e inalação.
Nesta sala, os pacientes tomam soro intravenoso. O tratamento busca aliviar os sintomas e combater a desidratação para evitar que a pessoa tenha complicações no quadro de saúde, em várias patologias.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde, a aplicação intravenosa de soro fisiológico é um dos procedimentos mais comuns da medicina, tanto em casos graves como em quadros hemorrágicos ou em situações moderadas, correspondendo a mais de 80% dos casos atendidos na UPA 24h de Jaguariúna.