A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, visitou um total de 549 imóveis no último sábado, dia 09 de março, durante mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti no bairro São José. Por conta da chuva na tarde de sábado, não foi possível a realização do mutirão no bairro Boa Vista.
Segundo balanço da secretaria, do total de imóveis visitados, 337 foram efetivamente trabalhados pelos agentes de saúde.
Outros 195 imóveis estavam fechados e 17 proprietários se recusaram a permitir a entrada dos agentes. As equipes também coletaram 20 amostras de larvas do mosquito para análise. O mutirão contou também com o apoio da Secretária de Obras que forneceu um caminhão para retirada de móveis e entulhos que pudessem se tornar criadouros do mosquito nos quintais das casas.
Segundo a Secretaria de Saúde, os mutirões são fundamentais para o combate ao mosquito Aedes Aegypti. O mesmo mosquito transmite dengue, zica e chikungunya. Por isso, as ações nos bairros são importantes para evitar que o mosquito se prolifere e transmita essas doenças.
Vale lembrar que desde o dia 16 de fevereiro, a cidade dispõe de um canal de denúncias no Whatsapp para o combate da Dengue. Pelo Whatsapp, os moradores têm a possibilidade de enviar apenas mensagens de texto e fotos de locais que possam ser foco de Dengue.
O número é o (19) 99783-2319 e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. De acordo com a secretaria de saúde, quem responde por esse número é o Controle de Vetores, departamento responsável pelas ações de monitoramento, análise e combate ao Mosquito.