Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde dengue

PREFEITURA DE JAGUARIÚNA REALIZA TESTE RÁPIDO E IMPLANTA NOVAS MEDIDAS CONTRA A DENGUE

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implementou uma série de novas medidas que têm por objetivo melhorar o fluxo de atendimento e agilizar os diagnósticos dos pacientes com suspeita de dengue na cidade. 

    Uma das medidas foi a compra, com recursos da Prefeitura, de testes rápidos de dengue, que já estão sendo realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os testes são feitos após triagem dos pacientes que estiverem entre o primeiro e o quinto dia de sintomas. O resultado sai em até 20 minutos. 

    Segundo a secretaria, o teste rápido (NS1) negativo não descarta a possibilidade de o paciente estar positivo para a doença. Por isso, ele é orientado a fazer um novo teste (IGG IGM), a partir do sexto dia do início dos sintomas, para poder fechar o diagnóstico.

    Além disso, a Secretaria de Saúde abriu uma unidade de apoio para acompanhamento e monitoramento dos pacientes que passaram pela UPA com sintomas de dengue. A unidade funciona aos finais de semana, na Unidade Básica de Saúde (UBS) 12 de Setembro, das 7h às 11h.

    O horário de funcionamento dos laboratórios das UBSs foi estendido em uma hora, e também nos finais de semana. A hora adicional de atendimento será exclusiva para casos suspeitos de dengue. 

    Por fim, a partir desta quinta-feira, o paciente que passar na UPA com sintomas de dengue terá seu retorno na UBS de referência agendado na própria Unidade de Pronto Atendimento, o que vai facilitar e agilizar o atendimento. 

     

    COMO É FEITO O PRIMEIRO ATENDIMENTO PARA DENGUE: 
    1 – O primeiro local de procura pelo paciente adulto com sintomas de dengue deve ser a UPA 24h;
    2 – Crianças menores de 13 anos devem ser levadas ao Pronto Atendimento Infantil (PAI), localizado no Hospital Municipal Walter Ferrari
    3 - As gestantes são atendidas no Pronto-Socorro de Ginecologia no Hospital Municipal. 

    Imprensa

    Reportagem:

    Ricardo Alécio

    Fotos:Ivair Oliveira

    JAGUARIÚNA É CAMPEÃ DA PRIMEIRA ETAPA DOS JOGOS DA MELHOR IDADE DA ADR

  • Com excelentes atuações individuais e coletivas, Jaguariúna foi a grande campeã da primeira etapa dos Jogos da Melhor Idade ...

    PROJETO ‘CULTURA PARA TODOS’ LEVA TEATRO AO PARQUE SANTA MARIA NESTA QUARTA

  • O projeto Cultura Para Todos, promovido pela Secretaria de Turismo e Cultura de Jaguariúna, apresenta, nesta quarta-feira, dia 29 ...

    ENTREGA DAS CESTA BÁSICA DOS SERVIDORES

    A Secretaria Municipal de Governo da Prefeitura de Jaguariúna informa:

    A entrega da cesta básica do mês de junho de ...

    MUTIRÃO CONTRA A DENGUE VISITOU 292 IMÓVEIS NO SÁBADO

  • O mutirão contra dengue realizado nos bairros Nova Jaguariúna I e II, Jardim Botânico e Colina do Castelo no ...

    INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE FABRICAÇÃO DE PIZZAS ESTÃO ABERTAS 

  • As incrições para o curso gratuito de fabricação de pizzas do Fundo Social de Solidariedade de Jaguariúna, em parceria ...

    FESTIVAL GASTRONÔMICO TRAZ OS SABORES DA COMIDA CAIPIRA PARA O BOULEVARD DE JAGUARIÚNA

  • O Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra chega a Jaguariúna neste fim de semana trazendo muitas variedades da culinária ...

    JAGUARIÚNA TERÁ ECOPONTO MÓVEL NESTE SÁBADO COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA O DIA DO MEIO AMBIENTE

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, trará mais uma vez para a ...

    JAGUARIÚNA RECEBE A 2ª EDIÇÃO DOS JOGOS DA MELHOR IDADE DA ADR

  • Neste sábado, 25 de maio, Jaguariúna será palco da 2ª edição dos Jogos da Melhor Idade da Associação Desportiva ...

    AMANHÃ TEM 'DIA D' DA CAMPANHA DO AGASALHO NO CENTRO CULTURAL

  • Neste sábado, dia 25 de maio, acontece o 'Dia D' de Arrecadação da Campanha do Agasalho 2024. Das 9h às ...

    4ª CORRIDA E CAMINHADA DA APAE ACONTECE NO DOMINGO EM JAGUARIÚNA

  • No domingo, dia 26 de maio, acontece a tradicional Corrida e Caminhada da Apae de Jaguariúna.

    Com apoio da Prefeitura de ...