Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde dengue teleatendimento

SAÚDE DE JAGUARIÚNA LANÇA SERVIÇO DE TELEATENDIMENTO PARA PACIENTES COM SUSPEITA DE DENGUE 

  • A Prefeitura de Jaguariúna e o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) lançaram um serviço pioneiro de teleatendimento em casa para pacientes com suspeita de dengue. O trabalho é inédito e tem o objetivo de proporcionar um acompanhamento mais eficaz e confortável para aqueles que apresentam sintomas da doença, sem que precisem se deslocar das suas residências até uma unidade de saúde. O serviço entrou em operação nesta quarta-feira, dia 24 de abril.

    Segundo a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, o novo serviço foi elaborado para monitorar pacientes que deram entrada nas unidades de saúde do município com suspeita de dengue. Após passarem pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h e realizarem agendamento para atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, os pacientes também serão monitorados remotamente por meio do teleatendimento. 

    Essa ação conta com a participação de alunos dos diversos cursos da área de saúde da UniFAJ, sempre sob a supervisão de profissionais capacitados. A universidade disponibilizou uma sala com computadores no Campus II, localizado no bairro Tanquinho, de onde os estudantes e profissionais envolvidos no projeto fazem o trabalho de teleatendimento.

    A equipe entra em contato com os pacientes por telefone, durante cinco dias, para acompanhar a evolução e identificar possíveis agravamentos da doença. Durante as chamadas, são avaliados sintomas críticos e a presença de sinais de alarme, como sangramentos, vômitos persistentes e dor abdominal intensa. Caso haja qualquer um desses sintomas, os pacientes são orientados a procurar o serviço de saúde.

    “A equipe acompanhará cada caso suspeito ou confirmado e, durante o teleatendimento, irá avaliar se o paciente pertence a algum grupo de risco e verificará a evolução da doença para, se necessário, encaminhamento para atendimento presencial”, informa a Secretaria de Saúde de Jaguariúna.

    O serviço funciona de forma simples e eficaz: os pacientes atendidos em unidades de saúde são cadastrados automaticamente no sistema e contatados posteriormente pela equipe de teleatendimento. Não é necessário que o cidadão acesse qualquer canal específico para dispor desse serviço, basta manter seu número de telefone atualizado.

    Além do acompanhamento ativo dos pacientes, é fundamental que a população colabore com medidas de prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Eliminar possíveis criadouros em casa e no entorno, como pneus e recipientes que acumulam água, é essencial para evitar a reprodução do vetor.

    Em caso de sintomas como febre, dor no corpo e manchas na pele, é importante procurar um serviço de saúde sem recorrer à automedicação. Sintomas graves, como dor abdominal intensa, vômitos persistentes e sangramentos, devem servir como alerta para um retorno imediato ao serviço de saúde.
     

    Imprensa

    Reportagem:

    Ricardo Alécio

    Fotos:Divulgação

    COMUNICADO CESTA BÁSICA DOS SERVIDORES

    A entrega da cesta básica do mês de fevereiro dos servidores públicos municipais será realizada de 01 a 15 ...

    PREFEITURA DE JAGUARIÚNA JÁ FEZ MAIS DE 500 REPAROS NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA NESTE ANO

    A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Obras e Serviços, já realizou neste ano mais de 500 ...

    PREFEITURA CRIA CANAL PARA SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE O TRÂNSITO DA CIDADE

    A secretaria de mobilidade urbana da Prefeitura de Jaguariúna criou um endereço eletrônico que permite o contato direto entre ...

    REUNIÃO DE TRABALHO DEFINE INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DA ETA 5 EM JAGUARIÚNA PARA MARÇO

    Uma reunião de trabalho definiu, na tarde desta quarta-feira (24), os detalhes para o início da construção da ETA ...

    MONUMENTO NO VIADUTO DA MARIA FUMAÇA GANHA CARA NOVA EM JAGUARIÚNA

    Chamou a atenção nos últimos dias uma intervenção artística na avenida Marginal, em Jaguariúna, mais precisamente no viaduto da ...

    PREFEITURA ANUNCIA RETORNO DO PROGRAMA “JAGUARIÚNA SOLIDÁRIA”

    Sucesso no ano passado na arrecadação e distribuição de alimentos, produtos e serviços para a população, o “Jaguariúna Solidária” ...

    PREFEITURA DE JAGUARIÚNA INVESTE MAIS DE 60% DA ARRECADAÇÃO DE 2020 EM SAÚDE E EDUCAÇÃO

    A Prefeitura de Jaguariúna investiu em Saúde e Educação o equivalente a 60,5% das receitas de impostos e transferências ...

    JAGUARIÚNA PARTICIPA DE CAMPANHA DE COMBATE À LEUCEMIA

    Quem passar pelo Centro Cultural de Jaguariúna nesta sexta-feira, dia 26, irá se deparar com bolas gigantes que simbolizam ...

    PROGRAMA MELHOR EM CASA VACINA IDOSOS EM DOMICÍLIO EM JAGUARIÚNA

    O Programa Melhor em Casa, da Secretaria de Saúde de Jaguariúna, já vacinou 36 idosos com mais de 85 ...

    HOSPITAL MUNICIPAL DE JAGUARIÚNA JÁ CONTA COM SETE NOVOS LEITOS DE UTI

    Já estão em operação os sete novos leitos de UTI do Hospital Municipal Walter Ferrari, em Jaguariúna. Com isso, ...