Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde dengue teleatendimento

SAÚDE DE JAGUARIÚNA LANÇA SERVIÇO DE TELEATENDIMENTO PARA PACIENTES COM SUSPEITA DE DENGUE 

  • A Prefeitura de Jaguariúna e o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) lançaram um serviço pioneiro de teleatendimento em casa para pacientes com suspeita de dengue. O trabalho é inédito e tem o objetivo de proporcionar um acompanhamento mais eficaz e confortável para aqueles que apresentam sintomas da doença, sem que precisem se deslocar das suas residências até uma unidade de saúde. O serviço entrou em operação nesta quarta-feira, dia 24 de abril.

    Segundo a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, o novo serviço foi elaborado para monitorar pacientes que deram entrada nas unidades de saúde do município com suspeita de dengue. Após passarem pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h e realizarem agendamento para atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, os pacientes também serão monitorados remotamente por meio do teleatendimento. 

    Essa ação conta com a participação de alunos dos diversos cursos da área de saúde da UniFAJ, sempre sob a supervisão de profissionais capacitados. A universidade disponibilizou uma sala com computadores no Campus II, localizado no bairro Tanquinho, de onde os estudantes e profissionais envolvidos no projeto fazem o trabalho de teleatendimento.

    A equipe entra em contato com os pacientes por telefone, durante cinco dias, para acompanhar a evolução e identificar possíveis agravamentos da doença. Durante as chamadas, são avaliados sintomas críticos e a presença de sinais de alarme, como sangramentos, vômitos persistentes e dor abdominal intensa. Caso haja qualquer um desses sintomas, os pacientes são orientados a procurar o serviço de saúde.

    “A equipe acompanhará cada caso suspeito ou confirmado e, durante o teleatendimento, irá avaliar se o paciente pertence a algum grupo de risco e verificará a evolução da doença para, se necessário, encaminhamento para atendimento presencial”, informa a Secretaria de Saúde de Jaguariúna.

    O serviço funciona de forma simples e eficaz: os pacientes atendidos em unidades de saúde são cadastrados automaticamente no sistema e contatados posteriormente pela equipe de teleatendimento. Não é necessário que o cidadão acesse qualquer canal específico para dispor desse serviço, basta manter seu número de telefone atualizado.

    Além do acompanhamento ativo dos pacientes, é fundamental que a população colabore com medidas de prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Eliminar possíveis criadouros em casa e no entorno, como pneus e recipientes que acumulam água, é essencial para evitar a reprodução do vetor.

    Em caso de sintomas como febre, dor no corpo e manchas na pele, é importante procurar um serviço de saúde sem recorrer à automedicação. Sintomas graves, como dor abdominal intensa, vômitos persistentes e sangramentos, devem servir como alerta para um retorno imediato ao serviço de saúde.
     

    Imprensa

    Reportagem:

    Ricardo Alécio

    Fotos:Divulgação

    VIVEIRO MUNICIPAL REALIZA A DOAÇÃO DE MAIS DE 4 MIL MUDAS DE ÁRVORES EM 2023

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ...

    PREFEITURA DE JAGUARIÚNA ANTECIPA PAGAMENTO SALARIAL E 2ª PARCELA DO 13º

    A Prefeitura de Jaguariúna antecipou o pagamento da segunda parcela do 13º salário e da folha de pagamento principal ...

    PARQUE SANTA MARIA NÃO TERÁ FEIRA NOTURNA NOS DIAS 27 DE DEZEMBRO E 3 DE JANEIRO

    Devido às festas de fim de ano, a Feira Noturna de Jaguariúna não será realizada nos próximos dias 27 ...

    PREFEITURA ENTREGA KITS DE NATAL PARA FAMÍLIAS CADASTRADAS NA ASSISTÊNCIA SOCIAL

    A Prefeitura de Jaguariúna realizou a entrega de kits de Natal para famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas na ...

    JAGUARIÚNA CONQUISTA PELA 13ª VEZ O SELO ‘MUNICÍPIO VERDEAZUL’ 

  • Jaguariúna recebeu pela 13ª vez consecutiva o certificado de “Município VerdeAzul”, do Programa Município Verde Azul (PMVA), concedido anualmente ...

    ATENDE FÁCIL, OUVIDORIA E CARTÃO CIDADÃO MUDAM DE ENDEREÇO A PARTIR DE 22 DE JANEIRO

    O serviço Atende Fácil, da Prefeitura de Jaguariúna, vai mudar de endereço a partir do dia 22 de janeiro ...

    MUTIRÃO PARA TRATAMENTO DE VARIZES REALIZA MAIS DE MIL CONSULTAS E PROCEDIMENTOS

  • O mutirão para tratamento de varizes promovido pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Saúde, realizou 1.001 ...

    PRÓXIMA RODADA DO CAMPEONATO SÊNIOR SERÁ EM 7 DE JANEIRO

  • A quinta rodada do Campeonato de Futebol Sênior de Jaguariúna para atletas acima de 50 anos aconteceu no último ...

    ENTREGA DAS CESTAS BÁSICAS DOS SERVIDORES

    A Secretaria Municipal de Governo da Prefeitura de Jaguariúna informa:

    A entrega da cesta básica do mês de janeiro de ...

    CONFIRA O QUE ABRE E FECHA EM JAGUARIÚNA NESTE FIM DE ANO 

    As repartições públicas da Prefeitura de Jaguariúna estarão fechadas a partir desta quinta-feira, dia 21 de dezembro, e voltam ...