Saúde coronavírus testagem

PREFEITURA DE JAGUARIÚNA FARÁ TESTAGEM EM MASSA DA POPULAÇÃO PARA A COVID-19 NESTA QUINTA E SEXTA

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fará uma grande ação de testagem em massa da população da cidade para a Covid-19. A ação acontece nesta quinta e sexta-feira (dias 15 e 16 de abril), das 8h às 20h, no Parque Santa Maria e no Centro Cultural. Qualquer pessoa poderá ser testada, desde que seja morador de Jaguariúna. Para fazer o teste, a pessoa deve levar comprovante de residência, documento original com foto e o Cartão Cidadão.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, no Parque Santa Maria, a testagem será realizada no sistema tradicional e pelo drive-thru (em que as pessoas não precisam descer dos veículos). Já no Centro Cultural os testes serão feitos apenas no sistema drive-thru. O resultado sai em 15 minutos.

“O objetivo é rastrear a abrangência da Covid-19 no município e, a partir desses dados, reforçar medidas para o enfrentamento do coronavírus, aprimorando o atendimento dos positivados e contendo a transmissão da doença entre os munícipes”, explica a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.

Ainda de acordo com a secretaria, o teste rápido oferecido é totalmente seguro e, para ser realizado, precisa de algumas poucas gotas de sangue da pessoa, que são depositadas em um cassete de plástico com um reagente químico que detecta a presença ou não de anticorpos contra o coronavírus.

Esse teste analisa a resposta imunológica do organismo ao vírus e verifica se a pessoa está produzindo ou já possui os anticorpos para combater a doença. Ou seja, é possível identificar o estágio da Covid-19 no paciente, se no início (índice IGM) ou em processo de cura (índice IGG).

“É importante frisar que o teste rápido não possui finalidade de diagnóstico de Covid-19, mas sim de avaliação epidemiológica da população. Além disso, um resultado negativo não exclui a possibilidade de a pessoa estar infectada, ao mesmo tempo que um resultado positivo não pode ser usado como evidência absoluta de infecção”, ressalta Maria do Carmo.

Segundo a secretária, em qualquer resultado do teste rápido, as medidas de distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos devem ser mantidas.

 

CAMPANHA CONTRA A FOME
Quem fizer o teste rápido na quinta e na sexta, também poderá colaborar com a campanha Vacina Contra a Fome, que arrecada alimentos para a população em vulnerabilidade social na cidade. Para isso, basta levar alimentos não-perecíveis no momento em que for realizar o teste de coronavírus e fazer a sua doação.  
 

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Divulgação

CRIANÇAS PARTICIPAM DE AÇÃO DE COMBATE À DENGUE NO PARQUE SANTA MARIA 

  • A equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizou no último domingo, dia 17 de março, uma ação instrutiva de ...

    MUTIRÃO CONTRA A DENGUE VISITA 544 IMÓVEIS NO SÁBADO

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, visitou um total de 544 imóveis no último ...

    BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA DEVEM FAZER PESAGEM E MEDIDA ATÉ O DIA 25 DE ABRIL

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Assistência Social, informa que os beneficiários do Programa Bolsa Família ...

    JAGUARIÚNA PARTICIPA DA COPA INTEGRAÇÃO ESPORTIVA DA TERCEIRA IDADE NESTE SÁBADO

  • Jaguariúna vai participar neste sábado, dia 16 de março, da 14ª Copa Integração Esportiva da Terceira Idade (CIETI), em ...

    PREFEITURA DE JAGUARIÚNA IMPLANTA ÁREA DE TRIAGEM PARA RECICLAR MATERIAIS DESCARTADOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

  • A Secretaria de Obras e Serviços de Jaguariúna implantou a Área de Triagem e Transbordo de Resíduos, visando o ...

    GRUPO DE APOIO À ADOÇÃO REALIZA 1º ENCONTRO DO ANO NO PRÓXIMO DIA 22 

  • O primeiro encontro do Grupo de Apoio à Adoção de Jaguariúna (GAPA) em 2024 será no próximo dia 22 ...

    FEIRA NOTURNA DE JAGUARIÚNA ACONTECE HOJE NO PARQUE SANTA MARIA

  • Hoje tem Feira Noturna no Parque Santa Maria. O evento acontece das 17h às 22h e tem entrada gratuita. 

    A ...

    CURSO GRATUITO DE FABRICAÇÃO DE OVOS DE PÁSCOA DO FUNDO SOCIAL TERMINA NESTA QUARTA-FEIRA

  • O curso gratuito de Fabricação de Ovos de Páscoa do Fundo Social de Solidariedade de Jaguariúna termina nesta quarta-feira, ...

    CONTAÇÃO DE HISTÓRIA ENCENADA NO RESIDENCIAL JAGUARIÚNA I E II NO DIA 24 DE MARÇO 

  • No dia 24 de março, domingo, às 16h, acontece na quadra poliesportiva do residencial Jaguariúna I e II a ...

    PREFEITURA ANTECIPA PAGAMENTO DA 1ª PARCELA DO 13º SALÁRIO DOS SERVIDORES 

    A Prefeitura de Jaguariúna vai antecipar o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos servidores públicos municipais para ...