A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta terça-feira (13) a segunda etapa da termonebulização veicular, mais conhecida como fumacê contra a dengue, nos bairros da cidade.
A aplicação da nebulização começou pelas ruas do bairro Águas do Jaguari e, na sequência, se estendeu aos bairros Roseira de Cima, Roseira de Baixo e Cruzeiro do Sul. O trabalho continuará no próximo dia 19 de maio.
A termonebulização veicular é uma técnica de dedetização usada para combater o mosquito Aedes aegypti e reduzir a transmissão de doenças como a dengue. Um equipamento acoplado a um veículo dispersa uma névoa de inseticida no ar, que atinge locais de difícil acesso eliminando o mosquito na fase adulta.
Segundo a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, o fumacê é uma medida adicional no combate ao mosquito, porém, deve ser utilizado com cautela, não sendo o primeiro meio de controle. O foco principal deve estar na eliminação dos criadouros, com a remoção de recipientes que possam acumular água, além da desobstrução de calhas, lajes e ralos.