Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde sarampo

JAGUARIÚNA REFORÇA PROTEÇÃO CONTRA O SARAMPO COM IMPLEMENTAÇÃO DA ‘DOSE ZERO’ PARA BEBÊS

  • Com o objetivo de proteger a população mais vulnerável e evitar surtos de sarampo, a Prefeitura de Jaguariúna, seguindo diretrizes do Ministério da Saúde, iniciou a aplicação da “dose zero” da vacina contra o sarampo em bebês de 6 a 11 meses. A medida é preventiva e busca ampliar a cobertura vacinal diante do aumento de casos da doença no Brasil e em países vizinhos.

    A introdução da dose extra foi recomendada após o registro de 22 casos de sarampo no país em 2025, sendo 17 ligados a um surto em Tocantins, e o crescimento expressivo de casos em países como Bolívia e Argentina. O Ministério da Saúde alertou para o risco de reintrodução do vírus no território brasileiro.

    Vale destacar que a vacinação antecipada com a “dose zero” não substitui as aplicações obrigatórias da tríplice viral (aos 12 meses) e da tetraviral (aos 15 meses), mas oferece uma camada adicional de proteção a crianças ainda mais novas, que estão entre as mais suscetíveis às complicações do sarampo.

    Em Jaguariúna, a vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Miguel Martini, Florianópolis, Nova Jaguariúna, Roseira de Baixo, Roseira de Cima e Cruzeiro do Sul. Já na UBS 12 de Setembro o horário de vacinação é de segunda, quarta e sexta-feira, das 8h às 15h, e de terça e quinta-feira, das 8h às 18h.

    “Estamos agindo com rapidez para proteger nossas crianças. A vacinação é segura, eficaz e a melhor forma de evitar a reintrodução do vírus em nossa região”, afirma a Secretaria de Saúde de Jaguariúna.

    O sarampo é uma doença altamente contagiosa, podendo causar complicações graves como pneumonia e encefalite, especialmente em crianças menores de cinco anos. A vacina é a forma mais eficaz de prevenção. Pais e responsáveis devem procurar a UBS mais próxima com a caderneta de vacinação em mãos. A imunização está disponível gratuitamente em toda a rede pública de Saúde.

    Imprensa

    Reportagem:

    Departamento de Comunicação

    Fotos:Divulgação

    JAGUARIÚNA REALIZA CONSULTA PÚBLICA SOBRE A POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC NESTA TERÇA

  • A Prefeitura de Jaguariúna realiza nesta terça-feira, dia 17 de junho, às 17h, uma consulta pública online sobre a ...

    JAGUARIÚNA TERÁ CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE NO SÁBADO

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará mais uma edição da Campanha de Doação ...

    PRIMEIRA-DAMA DO ESTADO, CRISTIANE FREITAS, VISITA JAGUARIÚNA

    Com a presença da primeira-dama do Estado de São Paulo e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane ...

    ETAPA REGIONAL DO VÔLEI DE PRAIA PARA QUARTETOS SERÁ NESTE DOMINGO NO AZULÃO

  • No próximo domingo, dia 15, as quadras de areia do Azulão serão palco do Torneio Regional de Vôlei de ...

    DEFESA CIVIL DE JAGUARIÚNA ALERTA PARA FRIO INTENSO ATÉ SÁBADO

  • A Defesa Civil alerta para a queda acentuada nas temperaturas até este sábado, dia 14 de junho, em diversas ...

    ‘JAGUARIÚNA SOLIDÁRIA’ ATENDE MORADORES DO BAIRRO ROSEIRA DE CIMA

  • Moradores do bairro Roseira de Cima são atendidos nesta quinta-feira, dia 12 de junho, pelo programa Jaguariúna Solidária. O ...

    INTERNÚCLEOS DE FUTSAL MOVIMENTARÁ 4 CATEGORIAS

  • A Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer da Prefeitura de Jaguariúna realizará a partir deste sábado, dia 14, no ...

    SAAEJA INICIA OBRA DE EXPANSÃO DA REDE DE ÁGUA NA AVENIDA RINALDI

  • O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaguariúna (SAAEJA) iniciou nesta quinta-feira, dia 12 de junho, a obra ...

    COLETA DE LIXO EM JAGUARIÚNA: ENTENDA COMO FUNCIONA O SISTEMA E COMO A POPULAÇÃO PODE COLABORAR

  • A cidade de Jaguariúna conta com um sistema moderno de coleta de lixo urbano, realizado por meio de aproximadamente ...

    36 PESSOAS PARTICIPAM DO MUTIRÃO DE EMPREGO DA JBS NO PAT DE JAGUARIÚNA

  • Um total de 36 pessoas participou do processo seletivo para o preenchimento de 20 vagas de emprego da empresa ...