Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde Outubro Rosa

OUTUBRO ROSA: SAÚDE INTENSIFICA AÇÕES DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza ao longo do mês de outubro uma série de ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) como parte da campanha Outubro Rosa. A campanha visa promover a prevenção, o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero e o cuidado integral com a saúde da mulher.

    Durante todo o mês, todas as UBSs oferecerão consultas de enfermagem por demanda espontânea, com solicitação de mamografias, orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), realização de testes rápidos e atividades educativas. O objetivo é ampliar o acesso às ações preventivas e reforçar a importância do autocuidado.

    Além dos atendimentos rotineiros, cada UBS preparou uma programação especial ao longo de outubro. Confira o cronograma completo:

    UBS FLORIANÓPOLIS
    16/10 e 23/10, das 9h às 10h - Palestras “Cuidar de Si é um Ato de Amor”
    27/10, às 8h - Caminhada Outubro Rosa (com saída da UBS)

    UBS NOVA JAGUARIÚNA
    5/10, às 9h - Roda de Conversa “Saúde e Atividade Física” com Jaqueline Del Vechio 
    Durante todo o mês - Roda de Conversa “Prevenção de câncer de mama e ISTs” com as enfermeiras Sílvia e Emelly 

    UBS 12 DE SETEMBRO
    17/10, às 10h30 – Palestra “Câncer de mama e câncer de colo do útero” com Dra. Damarys 

    UBS CRUZEIRO DO SUL
    21/10, das 8h às 11h - Circuito Rosa (acolhimento, autoestima, informações e prevenção, check-up rosa e “Toque que Salva”)

    UBS FONTANELLA
    22/10, às 9h - Roda de conversa “Proteção contra o câncer de mama”

    UBS TANQUINHO
    23/10, às 14h30 - Palestra Outubro Rosa “Prevenção do câncer de mama”

    UBS ROSEIRA DE CIMA
    29/10, às 9h - Palestra com Dra. Maria das Graças: “Prevenção do câncer de mama, saúde mental e climatério”

    UBS ROSEIRA DE BAIXO
    20/10, às 9h - Ação Especial Outubro Rosa
     

    Imprensa

    Reportagem:

    Ricardo Alécio

    Fotos:Divulgação

    CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL FEMININO COMEÇA DOMINGO NO AZULÃO

  • Promovido pela Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer da Prefeitura de Jaguariúna, o Campeonato Municipal de Futsal Feminino ...

    JAGUARIÚNA CELEBRA O DIA DA MULHER COM EVENTOS DE EMPODERAMENTO E LIDERANÇA

  • Jaguariúna prepara uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher, promovendo eventos que destacam o empoderamento feminino, ...

    PREFEITURA DE JAGUARIÚNA CRIA OUVIDORIA DA SAÚDE PARA FORTALECER ATENDIMENTO AO CIDADÃO

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implementou a Ouvidoria da Saúde, um canal oficial ...

    CONFIRA O QUE ABRE E FECHA EM JAGUARIÚNA NO FERIADO DE CARNAVAL

    As repartições públicas entram em recesso municipal na segunda-feira, dia 03 de março, voltando a funcionar normalmente na quinta-feira, ...

    ‘CARNAJAGUÁ 2025’: SAIBA O QUE ESTÁ PROIBIDO DURANTE OS 4 DIAS DE FESTA

    Jaguariúna dá início hoje ao CarnaJaguá 2025, que acontece entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março ...

    ‘CARNAJAGUÁ SOLIDÁRIO’: FOLIÃO PODERÁ DOAR 1 KG DE ALIMENTO PARA O FUNDO SOCIAL DE JAGUARIÚNA

  • Jaguariúna se prepara para quatro dias de festa com o CarnaJaguá, e a solidariedade também fará parte da folia. ...

    ENTREGA DAS CESTAS BÁSICAS DOS SERVIDORES

    A Secretaria de Governo da Prefeitura de Jaguariúna informa:

    A entrega da cesta básica do mês de março de 2025 ...

    JAGUARIÚNA REALIZA 7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE EM MARÇO

  • Jaguariúna vai realizar a 7ª Conferência Municipal da Cidade, que acontecerá no próximo dia 14 de março. O evento ...

    HOJE TEM BAILE DE CARNAVAL DA TERCEIRA IDADE NO SERRA DOURADA

  • O Espaço Multimodal Salão Sylvio Venturini, no Parque Serra Dourada, vai ser palco hoje do Baile de Carnaval da ...

    ‘CARNAJAGUÁ’ VAI AGITAR O PARQUE SANTA MARIA A PARTIR DESTA SEXTA

    O CarnaJaguá 2025 promete agitar os foliões em Jaguariúna a partir desta sexta-feira, dia 28 de fevereiro. O evento ...