A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conquistou uma importante vitória para a população: a partir de novembro, o Hospital Municipal Walter Ferrari passará a contar com soro antiescorpiônico. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, dia 3 de outubro, durante reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), em Campinas.
Com isso, os moradores que sofrerem acidentes com picadas de escorpião não precisarão mais se deslocar até a Unicamp, em Campinas, para receber o atendimento adequado. O tratamento será realizado diretamente em Jaguariúna, garantindo mais agilidade no socorro e segurança para os pacientes.
Autorizada pela Secretaria de Estado da Saúde, a medida está prevista para entrar em vigor a partir de novembro. Assim, Jaguariúna se torna referência no atendimento a acidentes com escorpiões. Para viabilizar o serviço, os profissionais de saúde serão capacitados para a correta administração do soro e manejo dos pacientes.
A iniciativa atende a um pedido direto da Administração Municipal.
O soro antiescorpiônico é utilizado em casos de acidentes considerados graves, especialmente em crianças e idosos, e deve ser administrado o mais rápido possível após a picada. A disponibilidade no Hospital Municipal representa mais segurança e eficiência no atendimento de emergências.