JAGUARIÚNA ZERA FILA DA VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA E IMUNIZA MAIS DE 500 ANIMAIS EM 2025
A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou um balanço da vacinação antirrábica de cães e gatos em 2025, reforçando o compromisso da Administração Municipal com a saúde pública, o bem-estar animal e a prevenção de zoonoses.
No mês de outubro, o município enfrentava uma fila de espera com cerca de 200 animais aguardando pela imunização. Com planejamento, reforço na organização do serviço e dedicação das equipes do Departamento de Vigilância em Saúde, a Prefeitura conseguiu zerar essa demanda, garantindo atendimento a todos os responsáveis por animais que procuraram o serviço, sem registro de perdas de vacinas, assegurando o uso eficiente dos imunizantes disponíveis.
Ao longo de 2025, foram vacinados gratuitamente 380 cães e 149 gatos, números que demonstram o esforço contínuo da Secretaria de Saúde em manter a raiva sob controle no município. A secretaria destaca, no entanto, a importância da participação da população, já que a procura ainda é considerada baixa, apesar da estrutura e da oferta do serviço.
É importante frisar, ainda, que caso apareça algum morcego ou o cão/gato entre em contato com um morcego ou animal silvestre, a Vigilância em Saúde deve ser notificada.
“Conseguimos eliminar uma fila significativa, utilizando todas as doses de forma responsável e sem desperdício. Isso é extremamente positivo para a saúde animal e humana. A raiva é uma doença grave, sem cura e a principal prevenção é a vacinação a partir dos 3 meses de vida do animal, sendo repetida anualmente. O serviço está estruturado, seguro e pronto para atender a população”, destaca o veterinário da unidade, Paulo Costa.
A vacinação ocorre mediante agendamento prévio pelos telefones (19) 3867-9700, nos ramais 3051, 3052 ou 3053 ou pelo WhatsApp (19) 99978-9376 (apenas mensagem de texto).
No dia agendado, os responsáveis pelos animais devem apresentar guia e coleira de contenção para cães, caixa de transporte para gatos, além do Cartão Cidadão e um documento oficial com foto.


