Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde animal censo animal

PREFEITURA DE JAGUARIÚNA INICIA ‘CENSO ANIMAL’ INÉDITO PARA CONTAGEM E IDENTIFICAÇÃO DE PETS NA CIDADE

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio do Departamento de Zoonoses e Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou o “censo animal” com o objetivo de contar e identificar os animais domésticos na cidade. É a primeira vez que esse tipo de levantamento será realizado em Jaguariúna.

Para fazer o censo, a Administração está aproveitando o recadastramento do Cartão Cidadão. Ao realizar o recadastro, o cidadão informa se possui algum tipo de pet em casa. Se a resposta for positiva, a pessoa receberá um link para preenchimento do formulário “Parâmetros da dinâmica populacional de cães e gatos domiciliados”, para identificação e perfil dos animais.

Segundo a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, “essas informações serão muito importantes para melhorar a saúde dos animais, para verificar se a castração está sendo eficiente, conhecendo a real vulnerabilidade para diminuir os maus-tratos”.

“Assim, poderemos melhorar os serviços já existentes para os animais e, com as informações dadas pelos tutores, direcionar e acrescentar novos projetos e ações que busquem melhorias para eles”, completa a secretária.

Todas as ações coletadas ajudarão no programa de saúde animal de Jaguariúna, que conta com o Posto de Atendimento Médico-Veterinário, Castra-Móvel e clínicas credenciadas. 

“O censo animal dará informações que nos permitirão atuar de forma mais efetiva em diversas áreas que busquem a saúde e o bem-estar animal”, avaliou José Eduardo Chaib de Moraes, coordenador e médico veterinário da Secretaria Municipal de Saúde.

“O censo nos direcionará no sentido de melhorar os serviços já existentes e ainda implantar novos projetos buscando sempre a melhoria dos animais”, comentou a veterinária Débora Conceição Barbosa Moreira Fattore, diretora do Departamento de Zoonoses e Bem-estar Animal. 

No ano passado, pela segunda vez consecutiva, Jaguariúna ficou entre as melhores cidades amigas dos animais. O município participou do 2º Prêmio Cidade Amiga dos Animais, realizado pela World Animal Protection – Proteção Animal Mundial (WAP) com parceria da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e Organização Pan-americana de Saúde (OPAS). Jaguariúna conquistou o 8º lugar, na categoria “Estruturas e políticas efetivas e sustentáveis”.
 

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Ivair Oliveira

PROGRAMA “ESPORTE EM CASA” FAZ MAIS UMA LIVE

Amanhã ninguém vai ficar parado com a Live do programa “Esporte em Casa”. 
O programa realizado pela Secretaria Municipal ...

Jaguariúna retoma atendimento com restrições em restaurantes, bares, cultos religiosos, academias e setor de beleza

O Governo do Estado confirmou nesta sexta-feira (7) a progressão de Jaguariúna e toda a região de Campinas da ...

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE É SUSPENSA EM JAGUARIÚNA ATÉ O GOVERNO DO ESTADO DISTRIBUIR NOVAS DOSES

Desde o final de março, a Secretaria de Saúde de Jaguariúna vacinou cerca de 20 mil moradores da cidade ...

Cemitério de Jaguariúna abre ao público com restrições no Dia dos Pais

O Cemitério Municipal de Jaguariúna vai abrir neste domingo, Dia dos País, para visitação pública. Segundo a Secretaria de ...

Programa Minha Merenda em Casa já entregou quase 200 mil marmitex e 24 mil kits de legumes e frutas

O programa Minha Merenda em Casa, da Prefeitura de Jaguariúna, distribuiu quase 200 mil marmitex e 24 mil kits ...

Jaguariúna dobra vegetação nativa, segundo Inventário Florestal do Estado

A cobertura vegetal nativa do município de Jaguariúna praticamente dobrou nos últimos 10 anos, apresentando um aumento de 1.003 ...

DAE de Jaguariúna tem novos telefones de atendimento

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Jaguariúna está com novos telefones para atendimento ao público. Os novos ...

Prefeitura de Jaguariúna alerta população sobre queimadas

O Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente da Prefeitura de Jaguariúna alerta a população para que evite as queimadas, ...

CENTRO DE REFERÊNCIA DO AUTISMO ATENDE GRATUITAMENTE OS MORADORES DE JAGUARIÚNA

Centro de referência do autismo de Jaguariúna (CAJ) já está funcionando no bairro Tanquinho. A unidade oferece atendimento gratuito aos moradores da ...

POSTO VETERINÁRIO DA PREFEITURA DE JAGUARIÚNA RETOMA ATENDIMENTO

O Posto de Atendimento Médico Veterinário da Prefeitura de Jaguariúna retomou as atividades, interrompidas desde março devido às restrições ...