Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde vacinação HPV

JAGUARIÚNA AMPLIA PRAZO DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O HPV PARA JOVENS

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou até o final do primeiro semestre de 2026 o prazo da estratégia de resgate vacinal contra o Papilomavírus Humano (HPV) para jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina. A medida segue nova orientação do Ministério da Saúde e visa ampliar a cobertura e garantir a proteção de quem não recebeu a vacina na idade recomendada.

    A vacinação está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Florianópolis, Fontanella, 12 de Setembro, Roseira de Baixo, Roseira de Cima, Miguel Martini, Cruzeiro do Sul e Nova Jaguariúna, durante o horário normal de funcionamento.

    O esquema de resgate vacinal é uma oportunidade temporária voltada a adolescentes e jovens que não foram imunizados no período recomendado, entre 9 e 14 anos. A ampliação da campanha integra uma ação específica para alcançar esse público e reforçar a proteção contra o HPV.

    Atualmente, Jaguariúna apresenta cobertura vacinal contra o HPV abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde, o que reforça a importância da adesão à campanha.

    A vacinação contra o HPV é recomendada por mais de 100 países em seus programas nacionais de imunização. Diversos estudos internacionais comprovam o impacto positivo dessa estratégia na prevenção e redução de doenças causadas pelo vírus, como câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe, além de verrugas genitais. A imunização na faixa etária indicada é fundamental, pois a resposta imunológica (com maior produção de anticorpos) é mais eficaz nessas idades.

    “A Secretaria de Saúde reforça a importância de pais, responsáveis e jovens aproveitarem a ampliação do prazo e procurarem a UBS mais próxima para garantir a proteção contra o HPV”, informa a secretaria.
     

    Imprensa

    Reportagem:

    Ricardo Alécio

    Fotos:Divulgação

    BAILE DE DANÇA DE SALÃO NA ESTAÇÃO DE GUEDES NO PRÓXIMO SÁBADO.

    O Centro de Cultura Caipira de Jaguariúna, recém-inaugurado, será palco do 1° Baile de Dança de Salão na Estação ...

    NESTA QUARTA-FEIRA TEM SERTANEJO E MPB NA FEIRA NOTURNA

    Quarta-feira é dia de Feira Noturna em Jaguariúna e nesta semana, para agitar a noite, haverá mais uma apresentação ...

    CULTURA APRESENTA “O PALHAÇO QUE PERDEU A ALEGRIA” NO TEATRO DE JAGUARIÚNA

    O dia do circo, 27 de março, será comemorado dois dias antes em Jaguariúna com uma apresentação que a ...

    ESCOLA DAS ARTES ABRE INSCRIÇÕES PARA AS VAGAS REMANESCENTES

    Quem ainda não se inscreveu em um dos cursos da Escola das Artes de Jaguariúna agora tem uma nova ...

    PREFEITURA FIRMA PARCERIA COM BB E EMBRAPA PARA CAPACITAÇÃO DE PRODUTORES RURAIS

    A carreta do Banco do Brasil, do programa Circuito de Negócios Agro 2023, está em Jaguariúna para atendimento e ...

    SELETIVA DO AMADORZÃO JÁ TEM CLASSIFICADOS PARA A TAÇA PRATA

    A bola rolou no campo do parque José Pires Junior neste fim de semana pela Seletiva do Amadorzão e sete ...

    ADAGA E PODEROSAS ESTÃO NA FINAL DO CAMPEONATO DE FUTSAL FEMININO DE JAGUARIÚNA

    O Campeonato de Futsal Feminino de Jaguariúna já tem definido os dois times que disputarão a grande final. São ...

    ATLETAS DO PROGRAMA VIVA MELHOR DÃO SHOW NAS PISCINAS DO SERRA DOURADA NO 2º FESTIVAL DE NATAÇÃO 50+

    As piscinas do parque Serra Dourada, em Jaguariúna, foi palco do 2º Festival de Natação 50+ neste domingo, dia ...

    CAMPEONATO DE VOLEI DE PRAIA AGITA JAGUARIÚNA

    O Campeonato Municipal de Volei de Praia de Jaguariúna realizado neste domingo, dia 12, pela Prefeitura foi disputadíssimo. Duplas ...

    PREFEITURA ALTERA SENTIDOS DE RUAS NO ENTORNO DA ESCOLA SADA SALOMÃO HOSSRI

    A Secretaria de Mobilidade Urbana de Jaguariúna informa que haverá mudança de mão de direção em algumas vias, no ...