Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde vacinação HPV

JAGUARIÚNA AMPLIA PRAZO DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O HPV PARA JOVENS

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou até o final do primeiro semestre de 2026 o prazo da estratégia de resgate vacinal contra o Papilomavírus Humano (HPV) para jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina. A medida segue nova orientação do Ministério da Saúde e visa ampliar a cobertura e garantir a proteção de quem não recebeu a vacina na idade recomendada.

    A vacinação está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Florianópolis, Fontanella, 12 de Setembro, Roseira de Baixo, Roseira de Cima, Miguel Martini, Cruzeiro do Sul e Nova Jaguariúna, durante o horário normal de funcionamento.

    O esquema de resgate vacinal é uma oportunidade temporária voltada a adolescentes e jovens que não foram imunizados no período recomendado, entre 9 e 14 anos. A ampliação da campanha integra uma ação específica para alcançar esse público e reforçar a proteção contra o HPV.

    Atualmente, Jaguariúna apresenta cobertura vacinal contra o HPV abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde, o que reforça a importância da adesão à campanha.

    A vacinação contra o HPV é recomendada por mais de 100 países em seus programas nacionais de imunização. Diversos estudos internacionais comprovam o impacto positivo dessa estratégia na prevenção e redução de doenças causadas pelo vírus, como câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe, além de verrugas genitais. A imunização na faixa etária indicada é fundamental, pois a resposta imunológica (com maior produção de anticorpos) é mais eficaz nessas idades.

    “A Secretaria de Saúde reforça a importância de pais, responsáveis e jovens aproveitarem a ampliação do prazo e procurarem a UBS mais próxima para garantir a proteção contra o HPV”, informa a secretaria.
     

    Imprensa

    Reportagem:

    Ricardo Alécio

    Fotos:Divulgação

    JAGUARIÚNA PROMOVE MUTIRÃO DE ATENDIMENTO PARA PACIENTES ENCAMINHADOS AO CENTRO DE AUTISMO

    A Secretaria de Saúde de Jaguariúna promove neste sábado, dia 30 de julho, um mutirão para atendimento de pacientes ...

    SAÚDE DE JAGUARIÚNA REALIZA MUTIRÃO DE GINECOLOGIA NA UBS 12 DE SETEMBRO NESTE SÁBADO

    A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, dia 30 de julho, mais ...

    OLÍMPICO ENFRENTA A PONTE PRETA DOMINGO NA FINAL DO CAMPEONATO DE FUTSAL VETERANOS

    Quem gosta de futsal não pode perder a final do Campeonato Municipal de Futsal Veteranos de Jaguariúna que acontecerá ...

    SEXTA-FEIRA É DIA DE “NO TEMPO DA BRILHANTINA” NO TEATRO DE JAGUARIÚNA

    O teatro Dona Zenaide em Jaguariúna apresentará hoje, dia 29, o musical “No tempo da brilhantina”. A sessão será ...

    JAGUARIÚNA FECHA 1º SEMESTRE COM CRIAÇÃO DE MAIS DE 600 VAGAS DE EMPREGO

    Jaguariúna fechou o primeiro semestre com a criação de mais de 600 vagas formais de emprego. Segundo os dados ...

    MORADORES DO FLORIANÓPOLIS RECEBEM DOAÇÕES DO JAGUARIÚNA SOLIDÁRIA

    A dona de casa, Sueli Aparecida da Silva, chegou cedo ao parque José Pires Junior e foi uma das ...

    BANCO DO POVO DE JAGUARIÚNA TEM LINHAS DE CRÉDITO PARA PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS

    O Banco do Povo de Jaguariúna está com linhas de crédito especiais para empreendedores e pessoas físicas da cidade. ...

    JAGUARIÚNA SERÁ SEDE DO FÓRUM DE LÍDERES DO CIRCUITO DAS ÁGUAS NO PRÓXIMO DIA 4

    Jaguariúna será sede, no próximo dia 4 de agosto, do Fórum de Líderes do Circuito das Águas Paulista, que ...

    “SAUDADE É UMA BRECHA NO VAZIO DO TEMPO” SERÁ APRESENTADO SÁBADO NO TEATRO DE JAGUARIÚNA

    O espetáculo “Saudade é uma brecha no vazio do tempo” promete emocionar o público neste sábado, dia 30, no ...

    JAGUARIÚNA VACINA 55% DA POPULAÇÃO COM UMA DOSE DE REFORÇO CONTRA A COVID

    Balanço da Secretaria de Saúde de Jaguariúna mostra que, até o último dia 25 de julho, um total de ...