Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde Coronavírus Online Consulta

Rede pública de saúde terá Consultório Virtual para atender pacientes a distância

Os pacientes da rede pública de saúde de Jaguariúna agora poderão ser atendidos a distância pelos médicos. A Prefeitura aderiu ao programa “Consultório Virtual”, uma estratégia do Ministério da Saúde para diminuir a propagação da covid-19, evitando que as pessoas saiam de casa e, ao mesmo tempo, não tenham o tratamento interrompido.

Com a ferramenta on-line os profissionais de saúde conseguirão fazer as teleconsultas, dando continuidade ao cuidado de pacientes com hipertensão e diabetes, entre outras condições, de forma ágil, cômoda e segura. Além disso, as unidades de saúde de Jaguariúna também terão acesso ao tele matricialmento, educação permanente, reuniões da gestão com as equipes da UBS, entre outras.

Para isso, as equipes farão treinamento para utilizar o sistema e receberem o certificado da prática de telemedicina e telesaúde.

A secretária municipal de saúde, Maria do Carmo Pelisão, ressalta: “O atendimento online estará disponível à população em breve. Serão selecionados que tipo atendimento pode ser feito a distância. Mas já podemos adiantar que adquirimos muitos equipamentos para fazer o trabalho como tablets, computadores e impressoras, tudo com recurso de emenda parlamentar. Assim que estiver tudo pronto a população poderá desfrutar de mais essa facilidade no conforto de sua casa”.

Vale ressaltar que a Prefeitura de Jaguariúna também utiliza em todas as unidades de saúde o prontuário eletrônico, que tem inúmeras ferramentas, como: vacinação, atendimento odontológico, médico, enfermagem e psicológico. Com ele o profissional consegue ter acesso a todo o histórico do paciente.

CONSULTÓRIO VIRTUAL

O Consultório Virtual é uma parceria entre a secretaria de atenção primária à saúde (SAPS) com o hospital Albert Eistein, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).   

A telemedicina e a telessaúde podem auxiliar na expansão da capacidade de atendimento da rede de serviços prestados na Atenção Primária. É uma ferramenta que supera obstáculos de distanciamento em tempos de COVID19 e possibilita novas leituras das rotinas dentro das Unidades, que pode melhor o desempenho da atenção básica.

Imprensa

Reportagem:

Licia Mangiavacchi

Fotos:Divulgação

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