Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde Coronavírus Online Consulta

Rede pública de saúde terá Consultório Virtual para atender pacientes a distância

Os pacientes da rede pública de saúde de Jaguariúna agora poderão ser atendidos a distância pelos médicos. A Prefeitura aderiu ao programa “Consultório Virtual”, uma estratégia do Ministério da Saúde para diminuir a propagação da covid-19, evitando que as pessoas saiam de casa e, ao mesmo tempo, não tenham o tratamento interrompido.

Com a ferramenta on-line os profissionais de saúde conseguirão fazer as teleconsultas, dando continuidade ao cuidado de pacientes com hipertensão e diabetes, entre outras condições, de forma ágil, cômoda e segura. Além disso, as unidades de saúde de Jaguariúna também terão acesso ao tele matricialmento, educação permanente, reuniões da gestão com as equipes da UBS, entre outras.

Para isso, as equipes farão treinamento para utilizar o sistema e receberem o certificado da prática de telemedicina e telesaúde.

A secretária municipal de saúde, Maria do Carmo Pelisão, ressalta: “O atendimento online estará disponível à população em breve. Serão selecionados que tipo atendimento pode ser feito a distância. Mas já podemos adiantar que adquirimos muitos equipamentos para fazer o trabalho como tablets, computadores e impressoras, tudo com recurso de emenda parlamentar. Assim que estiver tudo pronto a população poderá desfrutar de mais essa facilidade no conforto de sua casa”.

Vale ressaltar que a Prefeitura de Jaguariúna também utiliza em todas as unidades de saúde o prontuário eletrônico, que tem inúmeras ferramentas, como: vacinação, atendimento odontológico, médico, enfermagem e psicológico. Com ele o profissional consegue ter acesso a todo o histórico do paciente.

CONSULTÓRIO VIRTUAL

O Consultório Virtual é uma parceria entre a secretaria de atenção primária à saúde (SAPS) com o hospital Albert Eistein, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).   

A telemedicina e a telessaúde podem auxiliar na expansão da capacidade de atendimento da rede de serviços prestados na Atenção Primária. É uma ferramenta que supera obstáculos de distanciamento em tempos de COVID19 e possibilita novas leituras das rotinas dentro das Unidades, que pode melhor o desempenho da atenção básica.

Imprensa

Reportagem:

Licia Mangiavacchi

Fotos:Divulgação

DEFINIDAS AS SEMIFINAIS DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL FEMININO

  • Adaga X Madrid e Poderosas X Aliança farão as semifinais do Campeonato Municipal de Futsal Feminino de Jaguariúna, no ...

    PREFEITURA PROMOVE EVENTO “ELAS EM JAGUARIÚNA” EM CELEBRAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

  • Em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, a secretaria de turismo e cultura da Prefeitura de Jaguariúna promove no ...

    CINCO EQUIPES SE CLASSIFICAM PARA A TAÇA PRATA DO AMADORZÃO DE JAGUARIÚNA

  • Cinco equipes estão classificadas para a Taça Prata do Campeonato Amador de Futebol de Jaguariúna, após o final da ...

    NESTA TERÇA-FEIRA TEM AULAS DE HIP HOP NO PARQUE DOS LAGOS 

  • A partir desta terça-feira, dia 27 de fevereiro, o grupo Dynamite Crew vai ministrar aulas gratuitas de Breaking, Popping ...

    MÚSICA E TRADIÇÃO CAIPIRAS NO CAFÉ COM VIOLA DA ESTAÇÃO DE GUEDES

    Neste domingo, dia 25 de fevereiro, a Prefeitura realizou mais uma edição do Café com Viola. Quem foi até ...

    COTA ÚNICA E PRIMEIRA PARCELA DO IPTU VENCEM NESTA QUINTA-FEIRA

  • A cota única e a primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Jaguariúna vencem nesta quinta-feira, ...

    SAÚDE VISITA QUASE 500 IMÓVEIS EM MAIS UM MUTIRÃO CONTRA A DENGUE

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, visitou um total de 494 imóveis no último ...

    DOMINGO TEM CAFÉ COM VIOLA NO CENTRO DE CULTURA CAIPIRA, NA ESTAÇÃO DE GUEDES

    Neste domingo, dia 25 de fevereiro, tem mais uma edição do Café com Viola, com apresentação gratuita da Orquestra ...

    ATENDE FÁCIL, OUVIDORIA E CARTÃO CIDADÃO DE JAGUARIÚNA TÊM NOVOS TELEFONES DE ATENDIMENTO

  • Os serviços Atende fácil, Ouvidoria e Cartão Cidadão de Jaguariúna estão com novos números para atendimento ao público. O ...

    EDUCAÇÃO E SAÚDE PROMOVEM CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA LIMPEZA DA REDE DE ENSINO PARA O COMBATE À DENGUE

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio das Secretarias de Educação e Saúde, promoveu na manhã desta quinta-feira, dia 22 ...