Janeiro - O primeiro mês do ano costuma ser sempre carregado de chuvas fortes e temporais, fatores climáticos que expõem a população a inúmeros riscos. Segundo a Defesa Civil de Jaguariúna, neste ano não será diferente. Para janeiro, a previsão é de que a chuva fique acima da média em todas as áreas do Estado de São Paulo.
Por conta do cenário meteorológico, a Defesa Civil orienta que os moradores se atentem a sinais de perigo, como enchentes, alagamentos, enxurradas e ocorrências relacionadas com raios e ventos.
As orientações para o período de chuva são para que crianças não brinquem em enxurradas para evitar riscos de afogamento ou contaminação por doenças, como hepatite ou leptospirose.
Nas residências é necessário realizar limpeza preventiva de telhados, calhas e canos de saída de água, além de substituir telhas quebradas e fixar a estrutura dos telhados. Também é importante desligar todos os aparelhos elétricos da tomada e se manter afastado dos eletrônicos.
Para os motoristas, a orientação é evitar vias alagadas e congestionamento. Em caso de inundação, evitar ficar dentro dos veículos e sempre que estiver dirigindo manter a velocidade baixa.
Em caso de aumento no nível de água, a orientação é procurar lugar seguro e acionar a Defesa Civil, através dos telefones de urgência e emergência: 199 (Defesa Civil); 153 (COI) e o 3867-4229.