Depois de dois anos sem ser realizada, a tradicional Cavalaria Antoniana voltará a acontecer em Jaguariúna. A 47ª edição será realizada no dia 12 de junho, domingo, e promete matar a saudade dos moradores que sempre acompanharam o desfile de cavaleiros pelas ruas da cidade.
Aproximadamente mil cavaleiros participantes devem percorrer 4km em cerca de duas horas. A concentração acontecerá atrás do Parque dos Lagos a partir das 9h30. Já a saída será às 10h, com destino à igreja Nossa Senhora Aparecida, no Guedes.
Ao final da cavalaria, em frente à igreja Nossa Senhora Aparecida, será feita a benção pelo Padre Carlos, e distribuição de pães aos cavaleiros. Em seguida, haverá apresentação da Orquestra dos Violeiros do Jaguary e venda de comidas típicas como o bolo do Santo Antônio.
A secretária de Turismo e Cultura, Maria das Graças Albaran, comemora a volta do evento que é tão tradicional na cidade. “A Cavalaria Antoniana é um evento para toda a família. Depois de dois anos, pais, filhos e avós poderão montar nos seus cavalos e sair pela cidade todos juntos. É um dia de alegria e orações à Nossa Senhora Aparecida e Santo Antônio.”, disse a secretária.
Para participar, não é preciso se inscrever antecipadamente.
HISTÓRIA DA CAVALARIA ANTONIANA
O primeiro registro da Cavalaria Antôniana na Casa da Memória de Jaguariúna aponta que ela foi realizada pela primeira vez em 1946.
Naquele ano, o padre Gomes contou com o apoio dos moradores da cidade para organizar o primeiro desfile à cavalo em homenagem a Santo Antônio.