Cultura Casa da Memória história

CASA DA MEMÓRIA DE JAGUARIÚNA INAUGURA MEMORIAL PADRE GOMES NO PRÓXIMO DIA 21 DE OUTUBRO

 

A Casa da Memória de Jaguariúna vai inaugurar na próxima quinta-feira, dia 21 de outubro, às 18h, o Memorial Padre Gomes, título da 12ª exposição de fotos do espaço – que também leva o nome do pároco – localizado na Praça Umbelina Bueno, no Centro de Jaguariúna. A inauguração contará com a apresentação da Orquestra de Violeiros e integra as comemorações dos 67 anos de emancipação de Jaguariúna. 

A exposição conta com 38 painéis com 689 fotografias históricas que desvendam a vida e a trajetória do religioso, considerado o Pai Espiritual de Jaguariúna, e tem trabalho de pesquisa e curadoria do professor Tomaz de Aquino Pires, idealizador e coordenador da Casa da Memória, participante ativo das atividades religiosas e guardião da história da cidade. 

“O objetivo da exposição foi reconstituir, através da memória, a história de um vigário, a princípio, em uma vila e, depois, em uma Jaguariúna já emancipada, mostrando as ações em benefício do Povo de Deus.  Será possível, através das fotos apresentadas em 38 painéis, acompanhar o crescimento da vida espiritual e das obras do religioso, paralelamente ao desenvolvimento do lugar”, explica o professor Tomaz.

Ele conta que a galeria de imagens mostra desde a origem do baiano Padre Gomes, sua migração, aos 18 anos para São Paulo, estudos, formação, seu estágio em duas cidades até chegar a Jaguariúna. Também revela o trabalho do pároco de organização da Igreja, seu trabalho de evangelização, as ações pastorais e as obras assistenciais. “Mostra a vida religiosa de padre vocacionado, de piedade franciscana, seu zelo pela Igreja e voto de pobreza.  Poderão ser observadas fotografias especiais do pároco administrando os sacramentos da Igreja, cerimônias e festas religiosas”, conclui. 

O trabalho também contou com a produção e a arte-finalização dos painéis realizadas por João Arthur Cavalcanti, do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Jaguariúna.  
Criada em 2008, a Casa da Memória é um espaço destinado à recuperação e à preservação da memória de Jaguariúna. Com a missão de produzir, acumular e difundir conhecimentos sobre a memória local, a instituição reúne em seu acervo documentais textuais, arquivos iconográficos e fonográficos, histórico das famílias, imigração e movimentos culturais e religiosos.

 

SERVIÇO
Inauguração da 12ª Exposição Fotográfica - Memorial Padre Gomes
Com apresentação da Orquestra de Violeiros
Data: 21/10/2021
Horário: 18h
Local: Casa da Memória de Jaguariúna – Rua Alfredo Bueno, 1.206, Centro
 

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Divulgação

RANKING COLOCA JAGUARIÚNA ENTRE AS MELHORES DO PAÍS EM SANEAMENTO BÁSICO

A cidade de Jaguariúna subiu 63 posições no Ranking ABES da Universalização do Saneamento, realizado anualmente pela Associação Brasileira ...

INSCRIÇÃO E REMATRÍCULA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL JÁ PODEM SER REALIZADAS

A inscrição para a Educação de Jovens e Adultos – EJA está aberta para o segundo semestre de 2020. ...

PREFEITURA INAUGURA FONTE LUMINOSA E PEDALINHOS NO PARQUE DOS LAGOS NESTA SEXTA COM CERIMÔNIA FECHADA TRANSMITIDA PELAS REDES SOCIAIS

A Prefeitura de Jaguariúna inaugura nesta sexta-feira, 19 de junho, às 18h30, a fonte luminosa e o conjunto de ...

JAGUARIÚNA RECEBE MAIS DOIS RESPIRADORES DO GOVERNO ESTADUAL

O Hospital Municipal Walter Ferrari, de Jaguariúna, recebeu do governo estadual mais dois respiradores, aparelhos que são essenciais para ...

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE É INAUGURADA NO BAIRRO TANQUINHO

A Prefeitura de Jaguariúna inaugurou nesta segunda-feira, 15, a UBS Tanquinho  Lauro Zóia. A unidade faz parte de uma ...