Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Agosto Lilás

AGOSTO LILÁS: CRAS FLORIANÓPOLIS E CASA DA MULHER PROMOVEM AÇÃO COMUNITÁRIA

  • A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Jaguariúna, por meio do CRAS Florianópolis, em parceria com a Casa da Mulher, realizou nesta segunda-feira,3, uma ação comunitária prevista no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), com o objetivo de fortalecer o acesso à informação, promover a participação social e ampliar o conhecimento da população sobre a rede de proteção às mulheres. A iniciativa abriu oficialmente a programação do “Agosto Lilás”, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

    Durante o encontro foram apresentados os serviços ofertados pela Casa da Mulher, com destaque para o acolhimento, a orientação e o acompanhamento de mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Também foram esclarecidas as formas de acesso aos serviços, os direitos garantidos pela legislação e a importância da busca por apoio diante de situações de violência.

    A atividade reforçou a relevância do trabalho em rede, evidenciando que a proteção às mulheres depende da atuação integrada entre os diversos serviços públicos, como Assistência Social, Saúde, Educação, Segurança Pública e Sistema de Justiça. Essa articulação possibilita um atendimento mais qualificado, humanizado e efetivo às mulheres e suas famílias.

    Outro tema abordado foi a participação popular como instrumento fundamental para o fortalecimento das políticas públicas. Os participantes foram incentivados a conhecer os serviços disponíveis no território, participar dos espaços comunitários e contribuir para a construção de uma comunidade mais acolhedora, solidária e comprometida com a garantia de direitos.

    Também foi destacado que o enfrentamento à violência contra a mulher é uma responsabilidade coletiva. Cada cidadão tem um papel importante na prevenção, na identificação de situações de risco e no incentivo para que as mulheres procurem os serviços especializados, contribuindo para romper o ciclo da violência e fortalecer uma cultura de respeito, igualdade e proteção.

    De acordo com o calendário do setor, esses temas serão debatidos também no CRAS Nassif, dia 04/08 às 9h e às 13h30 no CRAS Cruzeiro (Parque José Theodoro) e no CRAS Centro, dia 05/08, às 14h.

    Imprensa

    Reportagem:

    Bachin Jr

    Fotos:Divulgação

    SEMIFINALISTAS DO AMADORZÃO SERÃO DEFINIDOS NA RODADA DESTE FIM DE SEMANA

    A 9ª e última rodada da Taça Ouro do Amadorzão acontecerá neste fim de semana com a realização de ...

    SÁBADO TEM ESPETÁCULO GRATUITO NO TEATRO DE JAGUARIÚNA

    Neste sábado, dia 20, os jaguariunenses poderão ir ao teatro sem pagar nada. A peça Casa, Casais e Aiais... ...

    AMANHÃ TEM MUTIRÃO DE COMBATE À DENGUE NO 12 DE SETEMBRO, FINOTELLI E DONA LUIZA

    Mais três bairros serão visitados pelas equipes da Secretaria de Saúde de Jaguariúna neste sábado, dia 20 de maio, ...

    VENHA DANÇAR NO 3º BAILE DA ESTAÇÃO DE GUEDES

    Quem gosta de dançar e se divertir não pode perder o 3º Baile da Estação de Guedes que acontecerá ...

    BAILE DA TERCEIRA IDADE COMEMOROU O DIA DAS MÃES

    O salão multimodal do parque Serra Dourada, em Jaguariúna, foi palco de uma festa muito divertida nesta tarde de ...

    PREFEITURA DE JAGUARIÚNA FAZ RECAPEAMENTO EM VIAS DOS BAIRROS DONA IRMA, BERLIM E SANTA CRUZ

    A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, está recapeando as vias dos bairros ...

    CINCO JOGOS DO BASQUETE DE JAGUARIÚNA PROMETEM AGITAR O GINÁSIO DO AZULÃO

    Os times de basquete de Jaguariúna irão disputar cinco jogos de hoje, dia 18, até sábado, dia 20. São ...

    SAÚDE DE JAGUARIÚNA REALIZA AÇÃO DO DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL

    A Secretaria de Saúde de Jaguariúna, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e da Unidade Básica de ...

    3ª CORRIDA E CAMINHADA DA APAE ACONTECE NESTE DOMINGO; CONFIRA COMO FICA O TRÂNSITO

    A 3ª Corrida e Caminhada da APAE de Jaguariúna acontece neste domingo, dia 21 de maio, com apoio da ...

    SAÚDE REALIZA MUTIRÃO CONTRA A DENGUE EM TRÊS BAIRROS NESTE SÁBADO

    A Secretaria de Saúde de Jaguariúna realiza neste sábado, dia 20 de maio, mutirão contra a dengue nos bairros ...