Pensando no bem do meio ambiente, a Secretaria de Educação de Jaguariúna começou a realizar nesta quinta-feira, dia 4 de agosto, palestras nas escolas municipais para divulgar a Calculadora de Carbono. O programa faz parte do projeto PCJ - 2022 Mudanças Climáticas e ajudará cada morador da cidade a diminuir a poluição na cidade.
Para isso é preciso que o jaguariunense acesse a calculadora pela internet e responda a diversas questões relacionadas à emissão de gás carbônico. No fim, o programa aponta quantas árvores a pessoa deve plantar para neutralizar a emissão de gás no planeta.
A ideia inicial é que os estudantes e seus pais respondam ao questionário. Em seguida, todos os moradores de Jaguariúna também poderão fazer o mesmo.
A secretária de Educação de Jaguariúna, Cristina Catão, destaca que para acessar o site é preciso colocar o número do Cartão Cidadão. “Dessa forma, a Prefeitura saberá exatamente qual é a emissão de gás carbônico aqui na cidade, como está a situação do meio ambiente e quais novas ações devem ser tomadas caso haja necessidade”, concluiu a secretária.
Após realizar o plantio das árvores e comprovar que plantou, a Prefeitura emitirá um certificado que será entregue a cada pessoa.