Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Educação segurança

ESCOLAS DE JAGUARIÚNA TERÃO DETECTORES DE METAIS, MAIS CÂMERAS E BOTÃO DO PÂNICO

A Prefeitura de Jaguariúna irá adotar a inspeção com detectores de metais portáteis nas entradas das escolas municipais. Além disso, a Administração também irá instalar mais câmeras de monitoramento nas unidades de ensino. São no total 35 unidades de ensino municipais.

As medidas foram anunciadas nesta semana pelo prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, e pela secretária municipal de Educação, Cristina Catão. Segundo a secretária, serão comprados 126 detectores de metais portáteis.

Essas medidas se somam a outras ações que já foram adotadas, como a criação de um “botão do pânico” nas escolas por meio do aplicativo “CCC Jaguariúna”, a contratação de mais 25 guardas municipais, a implantação da “atividade delegada” para ampliar o apoio da Polícia Militar no município e a adoção de treinamento de defesa pessoal para professores e demais funcionários das escolas.

“Queremos garantir a integridade física dos nossos alunos, professores e demais funcionários das escolas. Por isso não hesitamos em reunir todas as forças policiais, secretarias e a comunidade escolar para enfrentarmos essa situação de pânico provocada pelos recentes ataques em escolas de São Paulo e Santa Catarina. É assim, com a união de todos, que vamos superar esse momento de preocupação em nossas escolas”, disse o prefeito.

Segundo a secretária Cristina Catão, todos os 1.800 funcionários da rede pública de ensino começarão a passar por curso de capacitação de defesa pessoal já a partir da próxima semana. 

As novas medidas foram discutidas ao longo dos últimos dias em reuniões realizadas com os comandos das polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal, além dos secretários de Segurança Pública, Edgard Mello do Prado Filho, e da Educação, Cristina Catão. Algumas mães de alunos também foram ouvidas e apresentaram sugestões. 

A secretária Cristina Catão lembrou ainda que, além das novas ações, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, também firmou uma parceria com o Grupo UniEduk/UniFAJ, num projeto de mapeamento da saúde mental, para capacitar professores da rede pública a identificarem comportamentos anormais ou potencialmente nocivos de alunos ou outras pessoas dentro das escolas.   

“Esse é um trabalho muito unificado de parceria. Conseguimos unir todas as forças policiais. Os casos de fake news já estão sendo investigados. É um trabalho muito intenso e que está gerando um resultado muito bom”, disse Cristina Catão.

A secretária também pediu tranquilidade aos pais para que esse período de tensão nas escolas possa ser superado. “Nenhum gestor passou por isso. É um desafio muito grande, mas vamos superar”, completou.
 

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Samuel Oliveira

FEART GANHA PERGOLADO, ILUMINAÇÃO E SEGURANÇA

O novo espaço da Feart, agora com pergolado, está pronto para voltar a realizar da feira mais tradicional da ...

Saúde promove ‘Dia D’ de vacinação contra o sarampo neste sábado

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promove neste sábado, dia 15 de agosto, o ...

Prefeitura conclui pavimentação asfáltica da estrada Amadeu Bruno

A Prefeitura de Jaguariúna conclui nesta quinta-feira, dia 13 de agosto, a obra de pavimentação asfáltica da Estrada Municipal ...

Após retomada das atividades, Posto Veterinário de Jaguariúna já fez mais de 100 atendimentos

O Posto de Atendimento Médico Veterinário da Prefeitura de Jaguariúna realizou mais de 100 atendimentos de animais desde a ...

PROGRAMA “ESPORTE EM CASA” FAZ MAIS UMA LIVE

Amanhã ninguém vai ficar parado com a Live do programa “Esporte em Casa”. 
O programa realizado pela Secretaria Municipal ...

Jaguariúna retoma atendimento com restrições em restaurantes, bares, cultos religiosos, academias e setor de beleza

O Governo do Estado confirmou nesta sexta-feira (7) a progressão de Jaguariúna e toda a região de Campinas da ...

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE É SUSPENSA EM JAGUARIÚNA ATÉ O GOVERNO DO ESTADO DISTRIBUIR NOVAS DOSES

Desde o final de março, a Secretaria de Saúde de Jaguariúna vacinou cerca de 20 mil moradores da cidade ...

Cemitério de Jaguariúna abre ao público com restrições no Dia dos Pais

O Cemitério Municipal de Jaguariúna vai abrir neste domingo, Dia dos País, para visitação pública. Segundo a Secretaria de ...

Programa Minha Merenda em Casa já entregou quase 200 mil marmitex e 24 mil kits de legumes e frutas

O programa Minha Merenda em Casa, da Prefeitura de Jaguariúna, distribuiu quase 200 mil marmitex e 24 mil kits ...

Jaguariúna dobra vegetação nativa, segundo Inventário Florestal do Estado

A cobertura vegetal nativa do município de Jaguariúna praticamente dobrou nos últimos 10 anos, apresentando um aumento de 1.003 ...