Prefeitura Municipal de Jaguariúna
segurança escolas prevemção

JAGUARIÚNA COMEÇA A USAR DETECTORES DE METAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS.

A Prefeitura de Jaguariúna começou a utilizar detectores de metal nas escolas da rede pública da cidade na última segunda-feira, dia 2 de outubro. 

O protocolo de uso dos equipamentos, elaborado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, foi publicado na edição da Imprensa Oficial do dia 26 de setembro, estabelecendo as diretrizes e condições para a utilização dos detectores nos estabelecimentos de ensino.

Segundo o protocolo, a medida é destinada “exclusivamente à preservação da segurança e à prevenção de atos de violência e outros que ponham em risco a segurança de professores, alunos, colaboradores e demais pessoas que adentram as unidades escolares”. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura adquiriu em julho deste ano 126 detectores de metal portáteis. Os equipamentos estão sendo utilizados por servidores das escolas, que passaram por treinamento para a correta utilização dos equipamentos. 

O uso dos equipamentos está sendo feito sempre de forma aleatória, sem que haja previsibilidade. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a medida é necessária para “manter o fator surpresa” e não permitir que possíveis agressores saibam quando as inspeções são feitas.

A medida integra um pacote de ações que foram adotadas pela Administração para aumentar a segurança nas escolas da cidade e tranquilizar a comunidade escolar depois de ataques a unidades de ensino em São Paulo e Santa Catarina, registrados em abril deste ano. 

Ainda segundo o protocolo, nos centros de educação infantil (CEIs) e nas escolas municipais de educação infantil (Emeis), “o detector de metal deverá ser utilizado para o ingresso de prestadores de serviço, visitantes, inclusive funcionários de outras unidades, ex-funcionários, de forma a proteger alunos, professores e a todos dentro das unidades. 

Esse procedimento será feito, de forma aleatória, em pais e responsáveis dos alunos”.
Nas unidades dos ensinos Fundamental 1 e 2 e no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), o uso de detectores de metal “será feito em alunos que apresentarem comportamento estranho à habitual”.

Segundo o documento, “a inspeção visual de pertences será realizada somente quando identificada alguma irregularidade pelos detectores de metais”. Os equipamentos serão utilizados na área de ingresso dos estabelecimentos de ensino, no modo vibração, para evitar qualquer constrangimento para a pessoa que está sendo inspecionada. 

O operador, sempre que for utilizar o equipamento, deverá fazê-lo de forma educada e cortês, perguntando ao inspecionado se ele possui algum objeto de metal em seus pertences e em seu corpo.

Caso algum objeto metálico – instrumento cortante, pontiagudo, munição, arma de fogo ou artefato estranho a atividade escolar com potencial de causar dano – seja encontrado nas inspeções, “o responsável legal pelo estabelecimento deverá ser acionado e o objeto, recolhido”. Em último caso, a o apoio das forças de segurança deverá ser solicitado.

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Divulgação

JAGUARIÚNA RECEBE O PROJETO ‘CAIXOLA RECICLA’ COM TEATRO, CINEMA E OFICINA DE SUSTENTABILIDADE

  • Nos dias 18 e 19 de julho, sexta e sábado, Jaguariúna será palco do Projeto Caixola Recicla, iniciativa gratuita ...

    HOJE TEM FESTIVAL DE FÉRIAS NO PARQUE DOS LAGOS

  • A programação do Festival de Férias de Jaguariúna continua nesta terça-feira, dia 15 de julho, no Parque dos Lagos. ...

    JAGUARIÚNA SEDIARÁ EXPOPET NO PRÓXIMO DIA 3 DE AGOSTO

  • Jaguariúna será palco de um dos maiores eventos pet da região no próximo dia 3 de agosto, com a ...

    FUNDO SOCIAL DE JAGUARIÚNA REALIZA FORMATURA DAS ALUNAS DO CURSO DE CORTE E COSTURA 

  • Em uma cerimônia marcada por emoção e conquistas, o Fundo Social de Solidariedade de Jaguariúna realizou nesta terça-feira, 15 ...

    PARQUE SERRA DOURADA RECEBE PROGRAMA JAGUARIÚNA SOLIDÁRIA NESTA SEXTA 

  • O programa Jaguariúna Solidária será realizado no Espaço Multimodal “Sylvio Venturini”, do Parque Serra Dourada, no bairro Nassif, nesta ...

    DEPARTAMENTO DE AGROPECUÁRIA ORIENTA SOBRE RASTREABILIDADE DE VEGETAIS FRESCOS

  • A rastreabilidade vegetal é a capacidade de acompanhar o caminho do alimento, desde o plantio até a venda. Isso ...

    AMADORZÃO TEVE 44 GOLS EM 12 JOGOS NAS TAÇAS OURO E PRATA

  • Com 12 jogos realizados pelas séries Ouro e Prata teve sequência neste final de semana o Campeonato Amador de ...

    PREFEITURA REALIZA OPERAÇÃO TAPA-BURACOS NESTA SEGUNDA

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, realiza nesta segunda-feira, dia 14 de ...

    COMPANHIA DE DANÇA DE JAGUARIÚNA CONQUISTA 9 PREMIAÇÕES NO 24º VALINHOS EM DANÇA

  • A Companhia de Dança da Escola das Artes de Jaguariúna brilhou no palco do 24º Valinhos em Dança, realizado ...

    BOTEQUIM E PONTE PRETA SÃO OS FINALISTAS DO MUNICIPAL DE FUTSAL VETERANOS

  • Foram realizados neste domingo, 13, no Ginásio do Azulão, os dois jogos semifinais do Campeonato Municipal de Futsal Veteranos ...