A Secretaria Municipal de Educação está avaliando a fluência dos alunos das escolas municipais que estão sendo alfabetizados. Um a um os estudantes do 2º ano do ensino fundamental farão a leitura de um texto para os seus professores.
O trabalho será feito nas salas de aula. Usando um aplicativo fornecido pelo Governo do Estado de São Paulo, os educadores gravarão as leituras e o material será enviado à Secretaria Estadual de Educação.
Ao todo quase 650 estudantes de 11 escolas municipais de Jaguariúna participam da avaliação que acontece até o dia 29 de outubro.
O objetivo é verificar qual é o nível de alfabetização dos alunos jaguariunenses, analisando o desempenho individual na leitura e a compreensão de textos escritos. Assim será possível definir quais devem ser os próximos passos que serão tomados no ano letivo de 2022.
A secretária municipal de Educação, Cristina Catão, ressalta a importância desse trabalho para diagnosticar possíveis lacunas no processo de alfabetização durante a pandemia da covid-19. “Essa é uma oportunidade de diagnosticarmos a situação de leitura e interpretação de texto no processo de alfabetização das nossas crianças, que já foram muito prejudicadas durante a pandemia. Serão informações importantes para nortear todo o trabalho de planejamento”, explicou a secretária.