Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Governo IEGM ODS gestão

PREFEITURA DE JAGUARIÚNA REALIZA CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES SOBRE GESTÃO MUNICIPAL 

A Prefeitura de Jaguariúna realizou na manhã desta quinta-feira, dia 30 de novembro, curso de capacitação de servidores municipais sobre o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE), órgão de fiscalização dos municípios, e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Cerca de 100 servidores, entre secretários municipais, diretores, chefes de setor, entre outros, participaram do treinamento realizado no Teatro Municipal Dona Zenaide. A palestra foi dada pelo professor e especialista em gestão pública, Luciano Aparecido de Lima. 

Os servidores capacitados fazem parte da Comissão do IEGM, ODS e Planejamento Municipal, coordenada pelo Departamento de Controle Interno da Prefeitura de Jaguariúna. O colegiado foi criado exclusivamente para cuidar das questões envolvendo os temas do IEGM.

“É muito importante a participação dos servidores para que a gente possa alcançar cada uma das exigências que são feitas pelo TCE. Todas as áreas estão envolvidas e com isso vamos implementar as melhorias necessárias”, disse Luciano Lima.

O IEG-M foi criado em 2015 pelo TCE para medir a eficiência das prefeituras paulistas. Com foco em infraestrutura e processos, o índice avalia a eficiência das políticas públicas em sete setores da administração: saúde, planejamento, educação, gestão fiscal, proteção aos cidadãos (Defesa Civil), meio ambiente e governança em tecnologia da informação.

Segundo o TCE, isso “oferece elementos que subsidiam a ação fiscalizatória do Controle Externo e da sociedade”. “Os resultados obtidos também produzem informações que têm sido utilizadas por prefeitos e vereadores na correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento dos municípios”, diz o Tribunal.
 

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Divulgação

FUNDO SOCIAL ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO GRATUITO DE CONFEITARIA NA PRÓXIMA SEGUNDA

  • O Fundo Social de Solidariedade de Jaguariúna vai abrir na próxima segunda-feira, dia 13 de outubro, as inscrições para ...

    2ª FASE DA OBMEP EM JAGUARIÚNA SERÁ NA ESCOLA ‘PROFESSOR JOSÉ ROBERTO CHIAVEGATO – BITA’

  • A Secretaria de Educação de Jaguariúna informa que a segunda fase da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas ...

    UBS 12 DE SETEMBRO TEM NOVO NÚMERO DE TELEFONE PARA CONTATO COM PACIENTES

  • A Secretaria de Saúde de Jaguariúna informa que a Unidade Básica de Saúde (UBS) 12 de Setembro está utilizando ...

    FUNDO SOCIAL DE JAGUARIÚNA CONCLUI MAIS UM CURSO GRATUITO DE MANICURE

  • O Fundo Social de Solidariedade de Jaguariúna concluiu nesta terça-feira, dia 7 de outubro, mais um curso gratuito de ...

    BAILE DA TERCEIRA IDADE SERÁ NESTA SEXTA NO BOULEVARD 

  • O tradicional Baile da Terceira Idade de Jaguariúna será realizado nesta sexta-feira, dia 10 de outubro, às 18h30, no ...

    SAÚDE DIVULGA NOVOS NÚMEROS DE TELEFONE DO HOSPITAL MUNICIPAL WALTER FERRARI

  • O Hospital Municipal Walter Ferrari está com novos números de telefone para contato. A atualização faz parte do processo ...

    ATIVIDADES NO CENTRO DIA DO IDOSO REÚNEM MAIS DE 70 PESSOAS NESTA SEGUNDA

  • Mais de 70 pessoas participaram nesta segunda-feira, dia 6 de outubro, de evento em comemoração ao Dia Internacional da ...

    GOLEADA DO ENGRA É DESTAQUE NA RODADA DO MUNICIPAL DE FUTEBOL SUPERVETERANOS

  • Teve sequência neste domingo, o Campeonato Municipal de Futebol Superveteranos 2025, promovido pela Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e ...

    FESTA DAS CRIANÇAS SERÁ NO PARQUE SANTA MARIA NO PRÓXIMO DOMINGO 

  • A Prefeitura de Jaguariúna realiza no próximo domingo, dia 12 de outubro, a Festa das Crianças no Parque Santa ...

    SAÚDE DE JAGUARIÚNA INICIA CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NESTA SEGUNDA

  • Jaguariúna iniciou nesta segunda-feira, dia 6 de outubro, a Campanha Nacional de Multivacinação voltada para o público de até ...